Futebol Nacional

BRASILEIRÃO

Com apenas 35% de aproveitamento, futebol pernambucano larga mal no Brasileirão 2019

Contando as Séries B, C e D, Pernambuco tem apenas quatro vitórias em 17 jogos. Sport, Santa Cruz e Vitória ainda não venceram nenhuma partida

postado em 14/05/2019 10:20 / atualizado em 14/05/2019 16:06

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP)</i>
O futebol pernambucano começou muito mal a temporada 2019 do Campeonato Brasileiro. Somados as Série B, C e D, o estado conta com sete participando, sendo o Sport na B, Santa Cruz e Náutico na C e Salgueiro, América, Vitória e Central na D. Somados os 17 jogos disputados até agora, o aproveitamento é de 35,2%. Foram apenas quatro vitórias (Náutico, Central, Salgueiro e América). Houve ainda seis empates e sete derrotas.

Na Série B, o Sport ainda corre atrás da primeira vitória. Em três jogos, foram três empates, sendo dois na Ilha do Retiro, contra Oeste e Figueirense. Sua melhor apresentação foi no empate em 1 a 1 contra o Bragantino, fora de casa. Com os três pontos, o Leão ocupa o 13º lugar, há quatro do G4, que garante o acesso à Primeira Divisão, e há dois pontos do Z4. A próxima partida é contra o América-MG, fora de casa, no próximo domingo.

SÉRIE C

Na Terceira Divisão Pernambuco é representado por Náutico e Santa Cruz. E a situação também não é nada boa. Apenas o Náutico conseguiu vencer. Entretanto, já soma duas derrotas nos outros dois jogos e a quinta colocação, ou seja, fora do G4. A última derrota para o Ferroviário, inclusive, custou o emprego do técnico Márcio Goiano. O Timbu anunciou Gilmar Dal Pozzo para ser seu substituto. 

Já o Santa Cruz é o lanterna do Grupo A. Com dois empate, com o Treze-PB e Botafogo-PB, e uma derrota fora contra o Ferroviário-CE, o Santa Cruz soma apenas dois pontos. Oscilando bastante na temporada, o Tricolor já anunciou três reforços para a Terceira Divisão: os meias Everton e Cesinha e o atacante Misael.

SÉRIE D

Vem da Quarta Divisão o maior número de vitórias. Com quatro representantes, apenas o Vitória ainda não somou pontos. América, Central e Salgueiro já venceram. A melhor situação no momento é o Carcará. Em dois jogos, empatou com o Fluminense de Feira de Santana por 1 a 1 fora de casa e venceu o Coruripe no Cornélio de Barros. Com quatro pontos, é vice-líder do Grupo A8, perdendo para o Sergipe apenas no saldo de gols. 

Mesma situação do Central, que no domingo, venceu o Maranhão por 3 a 0 e assumiu o segundo lugar do Grupo A5, com três pontos. Já o Mequinha não teve um final de semana bom. Em Natal, perdeu para o América por 4 a 0 e caiu para o terceiro lugar no Grupo A6, com três pontos. Na estreia, havia vencido o Bahia de Feira por 1 a 0.  Por fim, o Vitória é o clube pernambucano com o pior desempenho no Brasileirão. No Grupo A7, o clube soma duas derrotas em dois jogos (para Campinense e ASA) e é o último colocado.

Pernambuco no Brasileirão

17 jogos
4 vitórias
6 empates
7 derrotas
35,2% de aproveitamento
17 gols marcados
23 gols sofridos

Série B

Sport 1 x 1 Oeste 
Bragantino 1 x 1 Sport
Sport 0 x 0 Figueirense

Série C

ABC 2 x 0 Náutico
Náutico 4 x 2 Imperatriz
Náutico 0 x 1 Ferroviário

Santa Cruz 2 x 2 Treze
Ferroviário 3 x 0 Santa Cruz
Botafogo-PB 1 x 1 Santa Cruz

Série D

Atlético-CE 1 x 0 Central
Central 3 x 0 Maranhão

América 1 x 0 Bahia de Feira
América-RN 4 x 0 América

Vitória 0 x 1 Campinense
ASA 2 x 1 Vitória

Flu de Feira 1 x 1 Salgueiro
Salgueiro 2 x 1 Coruripe