Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Com Sport, Náutico e Santa Cruz, Nordestão tem data definida para sorteio de grupos

Evento ocorrerá neste ano em Aracaju no próximo dia 26 de setembro

postado em 04/09/2019 12:36 / atualizado em 04/09/2019 12:53

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
Com três representantes pernambucanos - como vem sendo anualmente desde 2012 - a Copa do Nordeste de 2020 já tem data e o local para o sorteio da fase de grupos. A distribuição das chaves acontece no próximo dia 26 de setembro, em Aracaju. O torneio começou em maio, com o pré-Nordestão, que garantiu o Náutico junto a Sport e Santa Cruz.

O Nordestão se prepara para a segunda edição no atual formato. Serão dois grupos de oito, nos quais as equipes enfrentam os times da outra chave em jogo único. O sorteio é moldado para que os estados com dois times na fase de grupos (CE, BA, AL, RN e SE) tenham um em cada chave. Pernambuco, com três equipes, terá duas em um grupo e uma em outro. Esse esquema garante confrontos estaduais ainda na primeira fase.

Se consolidando no calendário do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste terá sua oitava edição ininterrupta, se tornando a mais longeva sequência do Nordestão na história. No total, esta será a 17ª edição do certame. O presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, falou para o Superesportes sobre a importância do torneio e o retorno do Sport após dois anos.

“É uma competição consolidada, que a gente precisa aumentar cada vez mais as receitas,a  evolução. Tentar melhorar tecnicamente o padrão dos clubes. No mais, é uma competição de sucesso (...) Eu vejo que se corrige um erro grosseiro feito com a instituição (Sport), onde se deu um prejuízo gigantesco a ela, financeiro e na imagem”.

O sorteio terá quatro potes, dividindo as equipes de acordo com seu ranking na CBF. O Pote 1 é formado por Bahia (15º), Sport (16º), Vitória (17º) e Ceará (23º). O Pote 2 tem Santa Cruz (28º), CRB (32º), Fortaleza (33º) e Náutico (36º). Para o Pote 3, ABC (43º), CSA (45º), Botafogo-PB (46º) e América-RN (49º). O Porte 4 é composto por Confiança (53º), River (72º), Imperatriz (111º) e Frei Paulistano (s/r).

Essa divisão levará dois clubes de cada pote a um grupo, mas, com a necessidade de separar os times do mesmo estado, algumas coisas já são certas. Com a dupla Ba-Vi indo para grupos diferentes, Sport e Ceará também se separam e garantem confronto na Primeira Fase. O Clássico das Emoções também está confirmado, forçando um CRB x Fortaleza. A separação de ABC e América-RN ocasiona jogo entre CSA e Botafogo-PB. E, por fim, Confiança x Frei Paulistano, gera um Imperatriz x River.

O presidente da FPF, Evandro Carvalho, revelou uma dificuldade da CBF para encontrar datas para a Copa. Segundo o dirigente, a Confederação tem a obrigação de disponibilizar doze datas para a Copa do Nordeste, com a Liga pleiteando ainda mais duas. Mas, a CBF não conseguiu abrir o espaço no calendário de 2020. Na visão dele, o ideal seria realizar o sorteio apenas após essa definição. Eduardo Rocha, presidente da Liga, adiantou que uma reunião deve ser realizada no Recife, em data a ser confirmada (antes do sorteio) para definir os últimos detalhes.