Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

CBF anuncia potes do sorteio da Copa do Brasil, com chance de Náutico x Sport na 2ª fase

16º no ranking, Sport está no Pote A; Santa Cruz (34º) está no C; Náutico (41º) é do D; e Afogados, sem ranking, está no pote H

postado em 10/12/2019 15:04 / atualizado em 10/12/2019 18:34

(Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF)
Depois do anúncio do Ranking Nacional de Clubes da CBF (RNC), a Confederação divulgou os potes do sorteio da Copa do Brasil, que acontece na próxima quinta-feira. As equipes serão divididas de acordo com suas posições no RNC e se enfrentarão no mesmo modelo de disputa que foi válido nos dois últimos anos, com jogo único na casa do time de ranking mais baixo. Sport, Santa Cruz, Náutico e o estreante Afogados representarão Pernambuco nesta temporada.

A primeira parte da Copa do Brasil é disputada por 80 equipes, divididas em 10 chaves. Cada chave é formada por uma equipe de cada um dos oito potes do torneio e terá um time classificado para a quarta fase, última antes da entrada dos clubes que disputam a Copa Libertadores da América. O sorteio desta quinta já definirá a formação de cada chave e os possíveis confrontos das três primeiras fases.

SPORT

O Sport, pernambucano mais bem rankeado na CBF, estará no Pote A do sorteio, junto a Cruzeiro, Atlético/MG, Bahia, Chapecoense, Fluminense, Botafogo, Vasco, Vitória e América/MG, assim, o Leão só pode enfrentar alguma dessas equipes a partir da quarta fase. Passando, o Leão tem a possibilidade de enfrentar o Náutico ou o Afogados na segunda fase.

No primeiro jogo, os times do Pote A jogam fora de casa contra os do Pote E, composto por Moto Club/MA, Brusque/SC, Imperatriz/MA, Campinense/PB, Altos/PI, Santos/AP, River/PI, Caxias/RS, Boavista/RJ e São Raimundo/RR. Pela Copa do Brasil o Sport tem confrontos recentes contra três desses possíveis adversários, tendo superado o Imperatriz na primeira fase de 2008, o Boavista na terceira fase de 2017 e o Santos do Amapá na primeira fase de 2018.

SANTA CRUZ

Após perder posições no RNC, o Santa Cruz estará no terceiro pote da Copa do Brasil, junto a CSA, Lonfrina,CRB, Vila Nova, Sampaio Corrêa, Criciúma, Oeste, Brasil de Pelotas e Luverdense. Passando, o Tricolor enfrenta um time do Pote B ou F na segunda fase.

Na estreia, o Santa viajará para encarar um do times do Pote G, que é formado por Galvez/AC, Independente/PA, Vitória/ES, Bahia de Feira/BA, Gama/DF, Bangu/RJ, XV de Piracicaba/SP, Operário/MT, Santo André/SP e Águia Negra/MS. Nenhum dos possíveis adversários enfrentou o Santa Cruz em um recorte recente da Copa do Brasil.

NÁUTICO E AFOGADOS

Depois do título da Série C, o Náutico disputará sua primeira Copa do Brasil como campeão nacional. O Timbu está no Pote D, junto a Boa Esporte, ABC, Botafogo/PB, Operário/PR, Remo, Volta Redonda, Atlético/AC, América/RN e São José/RS. Passando de fase, o Náutico tem grande chance de enfrentar um clube do Pote A.
 
Ou seja, a depender do cruzamento indicado pelo sorteio, há a possibilidade do Alvirrubro enfrentar o Sport logo na 2ª fase. A partida seria em jogo único, com o mando de campo também definido via sorteio. Este ano, o Náutico caiu justamente na segunda fase ao ser eliminado pelo Santa Cruz, no Arruda.

Na primeira fase, os times do Pote D enfrentam os do Pote H no primeiro jogo. Com isso o Náutico poderá ter pela frente outro clube pernambucano. No caso, o Afogados, que pela primeira vez disputa a Copa do Brasil. As outras sete possibilidades do Timbu são: São Luiz/RS, Toledo/PR, Atlético de Alagoinhas/BA, Barbalha/CE, Caucaia/CE, Frei Paulistano/SE, Lagarto/SE, Aquidauanense/MS e Vilhenense/RO. O Náutico fará o jogo único fora de casa.

CONFIRA OS GRUPOS

(Foto: Divulgação/Copa do Brasil)
(Foto: Divulgação/Copa do Brasil)