Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Sindicato dos atletas de PE rejeita proposta para antecipação de férias e corte nos salários

Proposta dos clubes para minimizar danos financeiros por conta da pandemia foi recebida como 'impraticável" pelos representantes dos jogadores

postado em 23/03/2020 17:38 / atualizado em 23/03/2020 17:55

(Foto: Bruna Costa/Esp DP)
Com o medo de perda de receitas devido à paralisação dos campeonatos motivada pela pandemia do coronavírus, os clubes estão buscando alternativas para minimizar os danos financeiros. Entre as propostas, estão a antecipação das férias, a possibilidade de redução em 50% dos salários e até mesmo a suspensão dos contratos, caso a situação não se normalize nos próximos meses. No entanto, a depender dos atletas de Náutico, Sport e Santa Cruz, essa proposta não será aceita

Em entrevista ao Diario, o advogado do sindicato dos jogadores profissionais de Pernambuco, Artur Pedro Vieira, revelou que, após consultar atletas do trio de ferro da capital, a opinião foi unânime em não acatar a proposta dos clubes. Segundo o representante dos atletas, a proposta é “impraticável”.

“Eu tive contato com os jogadores dos três clubes e eles estão alinhados em não concordar com essa proposta. Primeiro porque 50% de abatimento do salário e absurdo. E quanto às férias eles também não estão de acordo porque os clubes estão devendo as férias do ano passado. Então, eles não aceitariam qualquer proposta nesse sentido”, pontuou o advogado do sindicato.

Ainda segundo Artur Vieira, a proposta de redução dos salários pela metade também é ilegal. “Eles não concordam com esse corte de 50%, nem no salário, nem nos direitos de imagem. A lei diz que na situação de força maior os clubes e as empresas poderiam descontar até no máximo 25% do salário. Como eles oferecem 50%? Isso não têm a menor condição”, reforçou. "E até mesmo esses 25% precisam ser discutidos".

De toda forma, segundo o advogado, os atletas entendem a situação delicada e estão dispostos a negociar uma forma de ajudar os clubes nesse momento, mas sem corte drástico na remuneração. “Eles sabem que os clubes estão tendo perdas sem as rendas. Eles entendem isso, mas querem que daqui para frente isso seja melhor discutido para tomarem uma posição. Nesse momento, a posição dos atletas é de não. Porque essa proposta atual é indecorosa e impraticável”, afirmou.

Vale destacar que para formalizar oficialmente a proposta, os clubes estão no aguardo justamente da posição oficial da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e dos demais sindicatos dos jogadores. Porém, Artur Vieira não soube afirmar se o posicionamento dos atletas em Pernambuco será seguido pelos demais.

“Não posso falar pelos outros sindicatos. Só posso falar pelo sindicato de Pernambuco. Mas os atletas de Pernambuco estão alinhados e fechados em não aceitar essa proposta”, finalizou.