Futebol Nacional

CORONAVÍRUS

Presidente da Federação descarta retorno da Copa do Nordeste junto com os estaduais

Segundo Evandro Carvalho, ideia da CBF é concluir os estaduais o mais rápido possível (jogos com 48 horas de intervalo) para se iniciar logo o Brasileiro

postado em 23/04/2020 17:10 / atualizado em 23/04/2020 21:22

(Foto: FPF/Divulgação)
Em meio à pandemia do coronavírus e ainda sem uma definição de data para o retorno das competições, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, sugeriu a possibilidade da Copa do Nordeste ser decidida em sede única, com a chance do Recife receber os jogos. Porém, ao que parece, há alguns entraves para essa ideia. 

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, afirmou que oficialmente a CBF ainda não foi informada da proposta. E além disso, reforçou que a entidade tem como prioridade a conclusão dos estaduais, que deverão ter partidas de forma sequencial, sem datas para encaixe de outros torneios. Tudo para que o Campeonato Brasileiro seja iniciado o quanto antes. 

Segundo Evandro, o mais provável é que a Copa do Nordeste seja concluída ao longo da disputa do Campeonato Brasileiro, quando houver brecha no calendário. O que, em tese, inviabiliza a ideia de conclusão do torneio em sede única.

“A prioridade da CBF na volta das competições é concluir os estaduais. Depois você tem os nacionais. Aí será preciso consultar os clubes. Se eles quiserem jogar simultaneamente o Nacional e a Copa do Nordeste eles vão jogar. O fato é esse. E aí independe ser sede única ou sedes múltiplas”, destacou Evandro.

Segundo o dirigente, pelo aperto no calendário, não haverá espaço para o Regional ser disputado paralelamente aos estaduais, como vinha ocorrendo. “Não tem como. Os estaduais irão voltar em um espaço muito curto, com jogos com intervalo de 48 horas. O objetivo é retomar e concluir os estaduais o mais rápido possível, para liberar os clubes para o Nacional”, pontuou.  

“Junto com os estaduais não têm espaço para a Copa do Nordeste. Depois tem o ano todo. Pode terminar até em dezembro. Tem problema nenhum’, completou Evandro.

Ainda de acordo com o presidente da FPF, a perspectiva é do retorno e conclusão dos estaduais dentro do mês de junho, para logo em seguida, em julho, se dar início ao Brasileiro. Tudo, no entanto, só será feito com o aval das autoridades de saúde. 

Para a conclusão do Campeonato Pernambucano restam cinco datas. A última rodada da primeira fase, além dos jogos únicos das quartas e semifinal, e as partidas de ida e volta da decisão. Apenas Santa Cruz e Sagueiro já garantiram classificação (ambos já certos na semifinal). Retrô, Náutico, Sport, Afogados e Central brigam pelas quatro vagas da segunda fase.