Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Presidente da FPF descarta Recife como sede dos jogos finais da Copa do Nordeste

Segundo Evandro Carvalho, pelo aperto no calendário, não será viável a capital pernambucana receber simultaneamente jogos do Estadual e do Nordestão

postado em 05/07/2020 16:34 / atualizado em 05/07/2020 16:55

(Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto)
Antes apontada como favorita para receber os jogos finais da Copa do Nordeste, Recife está fora da disputa. Pelo menos foi o que garantiu o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho. Em entrevista ao Diario, o dirigente descartou a possibilidade da capital pernambucana ser a sede única da competição, visando os jogos da última rodada da fase de classificação, além dos confrontos eliminatórios das quartas, semifinais e as duas partidas da decisão.

De acordo com Evandro, a desistência do Recife ocorre pelo aperto no calendário, uma vez que o Governo de Pernambuco ainda não prevê a autorização para o retorno dos jogos de futebol. É esperada uma nova entrevista coletiva das autoridades nesta terça-feira para atualização do cenário da Covid-19 no estado. Mesmo assim, o presidente da FPF afirmou que assim que for liberado a volta do futebol, a prioridade será o retorno do Estadual. E com isso, o dirigente descartou a possibilidade de duas competições simultâneas na capital.

“Eu já descartei ser em Recife a Copa do Nordeste. Vamos trabalhar agora apenas o Estadual. Se nós tivéssemos conseguido começar o Pernambucano no dia 5 (este domingo) ou no dia 8 (próxima quarta-feira) eu poderia colocar a Copa do Nordeste para depois. Mas fazer duas competições simultâneas não convém. Temos as questões de seguranças e outras que não valem a pena”, destacou o dirigente pernambucano.

Evandro Carvalho, por sinal, colocou em xeque o próprio retorno da Copa do Nordeste. Seja em qualquer cidade. Na última quarta-feira, o prefeito de Salvador, ACM Neto, abriu a possibilidade da capital baiana receber a competição. No mesmo dia, o diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela, revelou ao Diario que oRegional iria para a primeira cidade que autorizar a volta das partidas.

“Estou em dúvida se vai ocorrer (a volta do Nordestão). Se aqui no Recife eu não posso fazer duas competições simultâneas, qual estado vai poder fazer? Na Bahia, tem um hospital dentro da Fonte Nova”, lembrou Evandro. “Na verdade o prefeito (ACM Neto) foi educado ao dizer que vai verificar se a competição pode ser lá. Só isso”, completou.

“É muito difícil a competição voltar. Mas é só uma opinião. Acho difícil porque venho observando tudo e a CBF em nenhum momento falou da Copa do Nordeste. Em nenhuma declaração, entrevista, documento...nada. Isso me deixou com um pé atrás. De qualquer forma, eu já descartei Recife”, finalizou.

Vale lembrar que o próprio Evandro Carvalho, em entrevista ao Diario no dia 15 de junho, revelou ter sido sondado extraoficialmente pela CBF sobre a possibilidade do Recife ser a sede única na Copa do Nordeste. Contava a favor da capital pernambucana, a localização, a rede hoteleira e o fato da cidade contar com quatro estádios (Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena de Pernambuco), além de quatro centros de treinamentos (Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô). 

Última rodada da Copa do Nordeste

Sport x Confiança
River x Santa Cruz
Bahia x Náutico
ABC x CSA
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN
Botafogo-PB x Vitória
Freipaulistano x Imperatriz