Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Estádios, treinos, testes e protocolos: Veja a logística para o retorno da Copa do NE

Além de Salvador, a cidade de Feira de Santana também receberá jogos da competição, que retorna no próximo dia 21 e segue até 4 de agosto

postado em 08/07/2020 17:06

(Foto: Carol Garcia/Setre-BA)
Com a confirmação da volta da Copa do Nordeste no dia 21 de julho, em Salvador, os passos referente à parte logística da competição, começam a ser definidos pela Liga do Nordeste. Nesta quarta-feira, a prefeitura de Feira de Santana, localizada a 117 quilômetros de Salvador, autorizou a realização de jogos na cidade, que com isso também deverá receber partidas referentes à última rodada da fase classificatória. Além disso, a capital baiana deverá começar a receber os primeiros clubes para treinamento na segunda-feira.

Atualmente, apenas os estádios do Piauí e do Rio Grande do Norte ainda não liberaram a volta aos treinamentos na região. Com isso, River, ABC e América-RN devem se dirigir para Salvador a partir do domingo. O América-RN, vem realizando sua preparação no CT do Retrô, em São Lourenço da Mata. Outro clube que ainda não retornou às atividades, por dificuldades financeiras, é o Imperatriz. A equipe maranhense, no entanto, já está eliminada da competição e faz o único jogo sem interesse da última rodada, contra o também eliminado Frei Paulistano. Por isso, a partida corre o risco de ser cancelada.

Serão utilizados como locais de treinamentos os centros pertencentes ao Bahia (Fazendão e Cidade Tricolor), Vitória (complexo do Barradão) e Bahia de Feira. Vale lembrar que todo o custo com passagem e hospedagem dos times durante esse período será bancado pela Liga do Nordeste.

Segundo o diretor da Liga do Nordeste, Alexi Portela, todas as partidas seguirão o protocolo de segurança definido pela CBF contra a Covid-19. Entre as regras, estão a aferição de temperatura de todos os envolvidos no jogos, bem como a realização de testes diagnósticos rápidos antes das partidas, além de regras como o uso de máscaras para todos os jogadores que ficarão no banco de reservas, com distanciamento de um metro e meio entre eles, e a limitação do número de pessoas que irão trabalhar na partida.

“Esperamos que nos próximos dias possamos passar essa parte referente a passagens e hospedagens para os clubes. Mas os que já quiserem se deslocar para iniciar seus treinamentos, como ABC e River, esperamos conseguir até domingo para iniciarem a semana já em Salvador”, pontuou Portela. “Vamos seguir o protocolo de segurança da CBF. Faremos testes em todas as pessoas envolvidas, em todas as partidas. Vamos testar 100% dos jogadores”, completou.

Fonte Nova

A princípio, serão quatro os estádios que irão receber. No caso, Pituaçu, Barradão e Fonte Nova, em Salvador, além de mais um a ser escolhido em Feira de Santana, com tendência para a Arena Cajueiro, do Bahia de Feira, inaugurada em 2018. Sobre a Fonte Nova, que abriga um hospital de campanha para receber pacientes com o novo coronavírus, Alexi Portela disse não vê problema. 

O dirigente confirmou que todas as medidas de seguranças serão tomadas e usou uma analogia para defender os jogos no local. “Teremos toda a segurança e garantia para a realização dos jogos na Fonte Nova. Não tem problema nenhum. Então ninguém moraria ao lado de um cemitério? Ou faria uma festa em uma casa ao lado de um cemitério? E na Fonte Nova ninguém morreu. Ou você também não poderia morar ao lado de um hospital? Se fosse um local onde estivesse tendo muitas mortes a gente podia até analisar. Mas não é verdade. Pelo contrário. Todas as pessoas que foram tratadas lá se salvaram. Sinceramente não vejo nada demais”, argumentou.

“A gente só vai deixar de ter esse problema quando surgir uma vacina. Até lá temos que ter todos os cuidados e seguir os protocolos médicos. Temos que nos prepararmos para uma nova vida durante esse período. Não adianta parar tudo agora. Acho que temos que ter prudência. Sou contra estádio com torcida porque gera aglomeração. Tudo na vida é bom senso. Eu tenho 72 anos e estou indo trabalhar na minha empresa todos os dias. Mas tomando todos os cuidados”, finalizou.