Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste volta nesta terça, relembre situações e probabilidades de cada clube

Sport, Santa Cruz e Náutico entram em campo nesta quarta-feira, buscando a classificação às quartas de final da disputa regional

postado em 21/07/2020 10:59 / atualizado em 21/07/2020 11:11

(Foto: Leandro de Santana/DP; Paulo Paiva/DP)
Depois de 148 dias de interrupção, a Copa do Nordeste está de volta. Com apenas um jogo marcado para esta terça-feira, a competição terá seu encerramento disputado integralmente na Bahia, e já retorna com uma rodada decisiva. Das 16 equipes na disputa, nove brigam pelas últimas seis vagas nas quartas de final, dois já avançaram e cinco não têm mais chances. Assim, o Diario revisita a situação de cada clube na última rodada da primeira fase do Nordestão e as chances de classificação, segundo o site especializado Chance de Gol.

BAHIA E FORTALEZA (Classificados)

Já classificados, os tricolores entram em campo na última rodada buscando a primeira posição no Grupo A, que valeria o direito de disputar quartas e semifinal em casa, o que não acontecerá por causa da disputa em sede única. Com a mesma pontuação (14) e apenas um gol de vantagem no saldo, o Fortaleza entra em campo já nesta terça-feira, contra o América de Natal, precisando ampliar o saldo para garantir vantagem sobre o Bahia, que só joga na quarta, contra o Náutico.

CONFIANÇA E VITÓRIA (99,7% e 98,8% de chance)

As duas melhores equipes do Grupo B estão com 13 pontos, com vantagem para os sergipanos no número de triunfos. A situação, porém, é um pouco mais complicada para Confiança e Vitória, uma vez que as equipes ainda não estão matematicamente classificadas e precisam, ao menos, pontuar contra, respectivamente, Sport e Botafogo/PB, para não depender de resultados. Em caso de derrota, o Confiança também torce por derrota do Vitória. Tropeços de Náutico, Ceará ou Santa Cruz classificam ambos.

BOTAFOGO DA PARAÍBA (92% de chance)

Terceiro colocado do Grupo A, com três pontos de vantagem sobre o quinto, Sport, o Belo enfrentará o Vitória precisando apenas de um empate para se garantir nas quartas de final. Se vencer e contar com tropeços de Fortaleza e Bahia, os paraibanos podem, inclusive, fechar o grupo como líder. Em caso de derrota, o Botafogo fica na torcida para qualquer tropeço do ABC ou do Sport para se classificar.

NÁUTICO E CEARÁ (67,8% e 58,9% de chance)

Marcados por jogo decisivo na edição 2019 do Regional, Náutico e Ceará vivem situação parecida no Grupo B. Empatados com 11 pontos, os pernambucanos têm leve vantagem por ter uma vitória a mais. O Alvinegro, inclusive, ao lado do Vitória, são os únicos clubes invictos no Nordestão. Enquanto o Timbu enfrenta o Bahia, o Vozão joga contra o Ceará, ambos precisam apenas da vitória para avançar.

Em caso de empate, o Náutico depende de qualquer tropeço do Ceará ou do Santa Cruz. Já o Alvinegro, empatando, precisa de uma derrota do Alvirrubro ou um tropeço da Cobra Coral. Perdendo, o Timbu torce para derrota dos dois outros times, enquanto o Vozão precisa que o Santa perca seu jogo.

ABC E SPORT (57,8% e 39,2% de chance)

Fechando a zona de classificação do Grupo A, o ABC tem vantagem sobre o Sport apenas em um gol de saldo. Assim, além de vencer o CSA, o Alvinegro Natalense precisa manter a vantagem no saldo de gols sobre o Leão ou torcer por uma derrota do Botafogo/PB para avançar. O mesmo cenário vale para o Sport, que precisa vencer o Confiança e ou tirar o saldo do ABC ou contar com uma derrota do Belo.

Em caso de empate, ABC torce para que Sport e CRB não vençam seus jogos, enquanto o Leão espera derrota dos Potiguares e tropeço dos Alagoanos. Se perderem, as duas equipes ficam na torcida por uma derrota do CRB e para que o outro time perca por um placar mais largo.

SANTA CRUZ (74% de chance)

Primeiro time fora da zona de classificação do Grupo B, o Tricolor do Arruda joga contra o River do Piauí no encerramento da primeira fase. Se vencer, o Santa precisa de qualquer tropeço de Náutico ou Ceará ou de uma derrota do Vitória ou do Confiança (tirando cinco gols de saldo). Em caso de empate, os corais só avançam se Náutico ou Ceará perderem seus jogos.

CRB (10,9% de chance)

Sexto colocado do Grupo A, o CRB tem o cenário mais complicado de classificação nesta última rodada. Além de vencer o Vitória, os regatianos precisarão que tanto Sport quanto ABC não vençam suas partidas. Se empatar, pernambucanos e potiguares terão que sofrer derrotas e o ABC ainda terá que perder no saldo de gols.

IMPERATRIZ, AMÉRICA, FREIPAULISTANO, CSA E RIVER (eliminados)

Com cinco equipes já eliminadas da competição, a organização do Copa do Nordeste decidiu sequer realizar o único jogo entre elas. Assim, Imperatriz e Freipaulistano encerram sua participação com apenas sete jogos. Os demais, cumprem tabela em jogos que valem a classificação de outras equipes e que podem alterar toda a tabela do torneio.ÚLTIMA RODADA

21/07 (Terça-feira)

20h Fortaleza x América-RN (Barradão)
 
22/07 (Quarta-feira)

20h Sport x Confiança (Arena Cajueiro - Feira de Santana)
20h ABC x CSA (CT Praia do Forte - Mato de São João)
20h CRB x Ceará (Barradão)
20h Bahia x Náutico (Pituaçu)
20h Botafogo-PB x Vitória-BA (Joa da Princesa - Feira de Santana)
20h River-PI x Santa Cruz (Eliel Martins - Rianchão do Jacuípe)

Frei Paulistano x Imperatriz (Cancelado)