Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Medalhas para o treinador, troféu para o presidente: FPF revela protocolos da premiação

Com encerramento meio a um universo em pandemia, final do Campeonato Pernambucano, nesta quarta-feira, não terá tradicional festa para campeão

postado em 05/08/2020 12:25 / atualizado em 05/08/2020 12:40

(Foto: Divulgação/FPF)
Depois de mais de um semestre, o Campeonato Pernambucano chega ao final nesta quarta-feira. Meio à pandemia da Covid-19, que chegou a paralisar o torneio por quatro meses, o encerramento do torneio será de uma maneira bem diferente. Além da ausência de torcida, o jogo entre Santa Cruz e Salgueiro, realizado no Arruda, não terá a tradicional festa do campeão no levantar da taça ou a entrega de medalhas.

Segundo a nota publicada pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) cerca de dez horas antes do início da decisão, as medalhas de campeão pernambucano serão entregue, apenas, ao treinador da equipe vencedora, representando todo o elenco, ou Itamar Schülle, do Santa Cruz, ou Daniel Neri, do Salgueiro. O troféu, por sua vez, será entregue ao presidente e ao capitão. No Santa Cruz, seriam Constantino Júnior e o zagueiro Danny Morais, enquanto José Guilherme da Luz e o zagueiro Ranieri representariam o clube.

Ainda segundo a nota, a medida se dá em respeito às “normas sanitárias e para manutenção do distanciamento social”, o que pode ser questionado, uma vez que o próprio desenvolvimento do futebol enquanto esporte gera aglomerações dentro de campo. Outro ponto preocupante é a aglomeração de torcedores fora do estádio. Em Salgueiro, diversos adeptos do Carcará estiveram nas ruas para recepcionar o time antes do primeiro jogo. No Recife, existe um esforço para evitar que o mesmo aconteça nos arredores do Estádio do Arruda, palco dessa decisão.
 
CONFIRA A NOTA DA FPF NA ÍNTEGRA 
 
A Federação Pernambucana de Futebol estabeleceu que a entrega da premiação à equipe CAMPEÃ do Pernambucano stadium.bet - A1 2020 nesta quarta-feira (5) obedecerá ao seguinte protocolo: 

Ao término da partida, apenas o treinador da equipe CAMPEÃ, representando todos os atletas, se dirigirá ao pódio no meio do campo e receberá as medalhas da Diretoria de Competições da FPF em seguida, o Presidente da Federação Pernambucana de Futebol entregará ao Presidente e ao Capitão o troféu de CAMPEÃO.

Esse protocolo será adotado excepcionalmente em função das normas sanitárias e para manutenção do distanciamento social. Em 2021 voltaremos à normalidade.