Náutico

NÁUTICO

Volta aos Aflitos focará no combate ao machismo: 'É hora de termos respeito à mulher'

Diretoria da mulher do Náutico terá ações de combate ao assédio e tem objetivo principal ter um espaço para receber denúncias dentro do estádio

postado em 17/09/2018 12:18 / atualizado em 17/09/2018 12:26

Ricardo Fernandes/DP
Lançada pela primeira vez na história das gestões que passaram no Náutico, a Diretoria da Mulher, inaugurada este ano, chegou para aproximar e incentivar as torcedoras alvirrubras a não só ocuparem os Aflitos, mas fazer dele um ambiente seguro para compartilhar vivências no mundo do futebol. Com essa pegada, a diretoria, que tem o comando de Tatiana Roma, já inicia a preparação de campanhas para o retorno ao estádio. E pretende fazer esse reencontro significar além de um ambiente de festa: “É preciso fazer com que o novo Aflitos apresente uma cultura nova, de respeito à mulher”. 

Com o retorno à casa dos alvirrubros batendo na porta, atividades de conscientização e combate ao machismo no futebol serão o foco principal de atuação da diretoria da mulher, de acordo com Tatiana Roma. “A gente precisa entrar nos Aflitos com uma mentalidade nova para tudo. Distribuiremos panfletos e cartazes no estádio com o objetivo de chamar a atenção dos torcedores. E, quanto aos assédios, o nosso objetivo é ter pessoas dentro do campo para receber mulheres que foram violentadas  e ajudá-las a fazer denúncias”, declarou.  

Dividida em três setores, comercial, social e de futebol, a diretoria chamou, no início do ano,  torcedoras do Náutico para realizarem gratuitamente exames de prevenção contra o câncer de mama na sede dos Aflitos. Iniciativa essa que pretende ser repetida no próximo mês, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher e a Prefeitura do Recife, com a chegada do Outubro Rosa. “A ideia, sobretudo, procurar formas de estimular às mulheres para ocuparem um estádio que também é delas”, concluiu a dirigente. 
 
Campeonato Pernambucano Feminino 
Questionada sobre possibilidade de fazer um treino aberto para o público e inaugurar o estádio pelas jogadoras de futebol do Timbu, Tatiana não negou a possibilidade, mas admitiu cautela. "No caso dos jogadores, foi um caso especial devido ao momento do time. Com as meninas, nós esperamos que, em uma possível final, a gente possa também fazer a mesma recepção e lotar os Aflitos como aconteceu com os atletas do masculino", esclareceu.