Náutico

NÁUTICO

Com dois meses de preparação antes do 1º jogo oficial em 2019, Náutico volta aos treinos

Pré-temporada será bem mais longa do que a de 2018, quando Timbu teve apenas 28 dias de preparação antes de começar a disputar as competições

postado em 18/11/2018 13:35 / atualizado em 18/11/2018 14:37

Léo Lemos/Náutico
O ano de 2019 começa para valer no Náutico nesta segunda-feira quando tem início a pré-temporada do elenco alvirrubro. Até o primeiro jogo oficial, contra o Fortaleza, dia 15 de janeiro, na abertura da Copa do Nordeste, serão pouco mais de dois meses de preparação. Cenário bem diferente do que foi visto antes do início da atual temporada.

Na ocasião, os alvirrubros tiveram apenas 25 dias de treinos antes de entrar em campo contra o Itabaiana, pela fase eliminatória do Nordestão, marcada logo para 8 de janeiro. Tudo isso com os atletas tendo apenas 19 dias de férias. Agora, a reapresentação acontece 85 dias após a eliminação para o Bragantino, nas quartas de final da Série C.

Porém, não serão todos os jogadores do atual elenco do Náutico que estarão iniciando os testes médicos e físicos nesta segunda-feira. Nessa primeira leva estarão 22 atletas que não foram emprestados a outros clubes, além de alguns juniores que subirão para o grupo principal. A ideia da diretoria, junto com a comissão técnica, é aproveitar o máximo possível dos atleta da base nesse início de pré-temporada.

Já os jogadores que foram emprestados a outras equipes, caso retornem ao Náutico, ainda precisão passar pelo período regulamentar de férias. Nesse caso, se enquadram o goleiro Jefferson (Atlético-GO), o zagueiro Suelington (Red Bull), o volante Jobson (Red Bull) e Luiz Henrique (Bahia), o meia Wallace Pernambucano (Brasil-RS) e o atacante Robinho (Goiás). 

Já com relação a caras novas, serão poucas nesses primeiros dias. Nesta segunda-feira, apenas o meia Allan Patrick, ex-Francana-SP, primeiro contratado oficial para 2019, e o preparador físico Alexandre Irineu, que estava no Joinville. A ideia da diretoria é, até o final do ano, contratar no máximo mais seis atletas. O que só deve ocorrer após o final da Série B, quando se abre o mercado.
 
Esse número, contudo, pode aumentar em caso de negociação de alguns dos atletas emprestados. Jefferson, Luiz Henrique e Robinho foram cedidos com o valor de uma futura venda já estipulada.

A reapresentação alvirrubra também ocorre 28 dias antes do amistoso contra o Newells Old Boys, que marcará a reabertura oficial dos Aflitos. Porém, até o jogo contra o Fortaleza, o técnico Márcio Goiano ainda espera realizar mais dois jogos de preparação. 

"Pelo momento, de repente, um em dezembro e outro no começo de janeiro. Depois começam as competições", afirmou o treinador, sem detalhar o perfil dos times que serão procurados para esses compromissos. "Eu tenho a programação do dia 19 (de novembro) ao dia 15 (de janeiro) pronta. Precisamos deixar os jogadores cientes da nossa programação, para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade", concluiu.