Náutico

NÁUTICO

Náutico repete histórico negativo e é derrotado pelo Fortaleza na estreia do Nordestão

Toda a tática timbu foi por água abaixo após sofrer gol aos 35 segundos de jogo e ficar com um jogador a menos logo aos 18 minutos da primeira etapa

postado em 15/01/2019 23:28 / atualizado em 16/01/2019 00:31

Paulo Paiva/DP FOTO
O retorno oficial aos Aflitos não poderia ser pior. Na luta para conseguir avançar pela primeira vez da fase de grupos da Copa do Nordeste, desde 2013, o Náutico repetiu seu histórico negativo na competição e foi derrotado por 3 a 1 para o Fortaleza, pela 1ª rodada. A partida também serviu para mostrar algumas deficiências a serem corrigidas pelo técnico Márcio Goiano e pela diretoria. Principalmente a necessidade de contratação de zagueiros e de mais um primeiro volante, posição que ficou vaga após a expulsão de Josa, ainda no primeiro tempo. 

Pelo Regional, o Timbu só volta a campo no próximo dia 22, contra o Sergipe, em Aracaju. Antes, no próximo sábado, visita o Central, em Caruaru, pela abertura do Campeonato Pernambucano.

O jogo

Qualquer estratégia traçada pelo técnico Márcio Goiano foi por água abaixo com menos de um minuto de jogo. Pouco depois de bater o centro, o Fortaleza abriu o placar aos 35 segundos, após o atacante Júlio Santos limpar os dois zagueiros alvirrubros, driblar o goleiro Luiz Carlos e mandar para as redes. Tudo isso, sem os alvirrubros tocarem na bola.

Começar atrás do placar desestabilizou o Náutico. O que, em início de trabalho, ganha peso dobrado. Excessivamente nervosos, os jogadores timbus erravam passes, posicionamento e muitas vezes procuravam resolver sozinhos os lances. Sem sucesso, o time pernambucano se via obrigado invariavelmente a alçar bolas inúteis na área. 

A situação se tornou ainda pior aos 18 minutos, após o experiente e capitão Josa ser expulso de forma irresponsável ao reclamar de forma acintosa com o árbitro baiano Ricarle Gonçalves e ser expulso. Cenário que enervou ainda mais os alvirrubros, que passaram se reclamar ainda mais da arbitragem. Intranquilo, Wallace Pernambucano perdeu uma ótima chance de empatar, aos 21, após furar um lance fácil dentro da pequena área.

O Náutico só melhorou após o reposicionamento de Márcio Goiano, que adiantou a marcação e deixou Jorge Henrique atuando ainda mais recuado. Fazendo valer sua melhor preparação física (a maioria dos jogadores teve pré-temporada de dois meses, contra 13 dias do adversário), os donos da casa, mesmo com um jogador a menos, pressionaram.

A melhor chance de empate veio aos 28 minutos, em cabeçada de Camutanga defendida de forma espetacular pelo goleiro Marcelo Boeck. Porém, a pressão alvirrubra também tinha seu preço, com espaços cedidos ao Fortaleza para contra-ataques. E nos minutos finais, por pouco a equipe cearense não ampliou novamente com Júnior Santos e em seguida com Ederson, após falha na reposição do goleiro Luiz Carlos, algo recorrente nos amistosos.

Segundo tempo

Satisfeito com o desempenho no final da primeira etapa, Márcio Goiano não fez nenhuma mudança para o segundo tempo. E o cenário, de fato, não mudou. Com o Náutico buscando pressionar, mas sem muita organização, mas ao mesmo tempo cedendo espaço para o ataque do Fortaleza e falhando na defesa. Após a zaga alvirrubra voltar a bater cabeça, Edinho por pouco não marca o segundo dos cearenses.

Com o passar do tempo e a pressão pelo empate, a criação ofensiva do Náutico que já era deficiente foi se tornando ainda mais problemática. Ao ponto de Wallace Pernambucano precisar sair da área e recuar até o meio de campo para participar do jogo. Sem criatividade, restava a alternativa repetitiva das bolas cruzadas na área, sem perigo.

Sentindo a diminuição do ímpeto pernambucano, o Fortaleza passou a fazer valer a maior qualidade técnica do seu time. E mais consciente em campo, ampliou o placar aos 29 minutos, novamente com Júnior Santos, em novo apagão da defesa alvirrubra que apenas assistiu a bola correr por toda a área até chegar ao atacante tricolor. A primeira derrota do Náutico em 2019 estava consolidada. Aos 35, em rápida, Ederson marcou o terceiro e ampliou o vexame alvirrubro. Que não diminuiu nem com o gol de honra anotado por Wallace Pernambucano aos 39. 

Ficha do jogo

Náutico 1

Luiz Carlos; Hereda, Camutanga, Sueliton e Assis; Josa, Luiz Henrique (Lucas Paraíba) e Jorge Henrique (Rafael Assis); Fábio Matos (Jimenez), Wallace Pernambucano e Thiago. Técnico: Márcio Goiano

Fortaleza 3

Marcelo Boeck, Tinga, Roger Carvalho, Patrick (Derley), Bruno Melo; Felipe, Paulo Roberto e Marlon (Edinho); Romarinho, Júnior Santos (Matheus Alessandro) e Ederson. Técnico: Rogério Ceni

Local: Aflitos
Árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias e Edevan de Oliveira Pereira (ambos da BA).
Gols: Júnior Santos aos 35 s do 1º e aos 29 min do 2º e Ederson, aos 35 min do 2º, Wallace Pernambucano, aos 39 min do 2º
Cartões amarelos: Felipe, Marlon, Paulo Roberto (F)
Expulsões: Josa (18 min do 1º)
Público: 10.678
Renda: R$ 181.953