Náutico

NÁUTICO

Clubes de PE têm até dia 25 para cumprir exigências do Corpo de Bombeiros sobre CT's

Objetivo é conseguir a Liberação do Atestado de Vistoria, comprovando que as estruturas estão em condições regulares de funcionamento

postado em 14/02/2019 12:54 / atualizado em 14/02/2019 14:34

Helder Tavares/DP/DA Press; Julio Jacobina/DP/DA Press
Foi preciso acontecer uma tragédia no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para que os clubes abrissem os olhos e dessem a devida atenção às suas dependências. E, correndo contra o tempo, Náutico, Sport e Porto - únicos clubes pernambucanos que possuem Centros de Treinamento com alojamento - trabalham para cumprir com as exigências solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, até o dia 25 deste mês. O prazo foi estipulado em reunião ocorrida nesta semana na Federação Pernambucana de Futebol. 

Em entrevista à reportagem do Superesportes, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, explicou que, em Pernambuco, existem três clubes formadores com registro de licenciamento FIFA, Sport, Náutico e Porto. Lembrando que o Santa Cruz possui Centro de Treinamento. Porém, a estrutura não possui dependências externas, só o campo de futebol, até o momento. 

“Nos reunimos com os participantes do Pernambucano para eles entenderem como foi formada a estrutura do Porto, no Náutico e do Sport. É evidente que eles não vão poder fazer uma estrutura igual a do Sport, que é de Seleção Brasileira. Mas, eles podem, dentro da legislação, se adaptar para não correrem o risco de acontecer o que aconteceu no Rio de Janeiro”, pontuou.  

Ainda, o mandatário da FPF acrescentou que todos os relatórios dos clubes estão adiantados e que não haverá maiores problemas. “Todos os relatórios já estão adiantados. A medida mais imediata são os extintores de incêndio. Os extintores têm que ser revisados. Isso é o básico. Tem que ter saída de emergência e tem que ter o número de extintores acima do limite, que é quatro. Em condições normais, essas duas medidas, de imediato, já liberam todo mundo”, finalizou Evandro. 

Requisitos 

A reportagem do Superesportes também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. E, de acordo com assessoria de imprensa da corporação, as questões mais simples são as sinalizações das saídas de emergência. “No Náutico, faltam as mangueiras do sistema automático de combate a incêndio (Splinkers). No Sport, a pendência maior é a definição sobre a continuidade do local onde hoje funciona a Sala de Imprensa”, explicou. 

Em nome da Secretaria de Controle Urbano, a Prefeitura do Recife foi procurada. Mas, afirmou que ainda está levantando informações sobre o CT do Náutico, único que tem suas dependências nos limites municipais da cidade. Por outro lado, a Prefeitura de Jaboatão divulgou que, na próxima semana, haverá uma visita no Centro de Treinamento do Sport, com fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. 
 
Confira na íntegra nota do Corpo de Bombeiros de Pernambuco(CBMPE)

Na segunda-feira passada (4), o coronel Manoel Cunha, comandante geral do CBMPE, reuniu-se com os representantes dos CTs do Náutico e do Sport. Eles já sabiam das pendências porque as vistorias já tinham sido feitas. Ambos entraram com o processo para liberação do Atestado de Vistoria do CB (AVCB) e CB deu um prazo até o dia 25 para que as exigências fossem cumpridas. As pendências são simples e os representantes disseram que tudo estaria pronto no prazo acertado.