Náutico

NÁUTICO

Tabu em jogo: Náutico não vence Santa Cruz como mandante há cinco partidas

Nesse período, foram quatro empates e uma vitória tricolor, resultados que, se repetidos sábado, nos Aflitos, podem render a classificação aos corais

postado em 20/08/2019 20:20 / atualizado em 20/08/2019 20:44

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
Já classificado para as quartas de final da Série C, e certo de que fará o jogo de volta do mata-mata nos Aflitos, o Náutico entra em campo, sábado, para enfrentar o Santa Cruz, apenas para tentar assumir a primeira colocação do Grupo A. Para isso precisa de uma vitória, aliada a um tropeço do Sampaio Corrêa frente o Imperatriz. O que significa também quebrar um pequeno tabu. Isso porque há cinco jogos, o Timbu não consegue derrotar a Cobra Coral como mandante, seja por qualquer competição. 

Vale ressaltar que, por outro lado, os tricolores não podem ser derrotados para seguir com chance de classificação. Em caso de vitória, os corais precisarão contar também com um tropeço de Confiança ou Imperatriz. Já caso saia dos Aflitos com um empate, a vaga será obtida aliada a uma derrota do Imperatriz e um tropeço do Botafogo-PB frente o Treze, em Campina Grande.

Por sinal, os empates são a maioria nesse recorte de jogos sem vitórias do Náutico como mandante no Clássico das Emoções. Sâo quatro ao todo, sendo dois na atual temporada (0 a 0 pelo Campeonato Pernambucano e 2 a 2 pela Copa do Nordeste).
 
Os demais ocorreram na Arena de Pernambuco. Em 2018, por 1 a 1 pela Série C, e em 2017, com igualdade sem gols pela Série B. No mesmo ano, o Santa também conseguiu uma vitória por 2 a 1, no jogo de ida da decisão do terceiro lugar do Estadual.

Já o último triunfo do Náutico como mandante no confronto havia sido registrado meses antes, pela primeira fase da Copa do Nordeste, quando bateu o rival por 1 a 0, com gol do zagueiro Nirley (atualmente no Brasil de Pelotas), em seu primeiro toque na bola, ao ser acionado aos 18 minutos do primeiro tempo. O Timbu, no entanto, acabaria eliminado, com os tricolores avançando na competição, caindo apenas na semifinal frente o Sport.
 
Últimos Clássicos das Emoções com mando do Náutico
 
2019
Náutico 0x0 Santa Cruz (Aflitos) - Campeonato Pernambucano
Náutico 2x2 Santa Cruz (Aflitos) - Copa do Nordeste 
 
2018
Náutico 1x1 Santa Cruz (Arena de Pernambuco) - Série C
 
2017
Náutico 0x0 Santa Cruz (Série B)
Náutico 1x2 Campeonato Pernambucano