Náutico

NÁUTICO

Para se firmar como 'formador e exportador de talentos', Náutico espera base forte para 2020

Thiago e Hereda foram titulares alvirrubros em grande parte do ano, meta para próxima temporada é revelar ainda mais atletas

postado em 19/10/2019 13:20 / atualizado em 19/10/2019 14:00

<i>(Foto: Léo Lemos/CNC)</i>
Entre destaques do time campeão brasileiro e negociações que aliviaram o caixa alvirrubro, o ano de 2019 deixa um balanço muito positivo para a base do Náutico. A perspectiva na Rosa e Silva, porém é de um 2020 ainda melhor, se firmando como formador e exportador, ao menos foi o que revelou o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, em entrevista exclusiva ao Superesportes. O dirigente trouxe um balanço da base, com nomes promissores, importância financeira e planejamento para 2020.

Diógenes viu, em 2019, um ano muito positivo para as categorias de base do Náutico depois de confirmar revelações, ter jogador convocado às seleções de base e cumprir o estatuto alvirrubro, que exige 40% do elenco principal formado por prata da casa. Mas, com a cabeça já voltada para o próximo ano, o vice-presidente revelou expectativa de voos ainda maiores.

"Muito boa, a gente resolveu muita coisa, vários atletas maturaram bem, alguns atletas que a gente vê potencial. A gente está usando, inclusive, a Copa Pernambuco para observar vários atletas, vários deles vão estar conosco já na pré-temporada. E a gente tem a expectativa de, com calendário bem cheio no ano que vem, fazer um aproveitamento bom. Não é nem repetir o que a gente fez em 2018 ou 2019, é fazer um ano até melhor, a gente tem uma expectativa de revelação até acima do que a gente teve nesses dois anos".

Negando a existência de um esquema definido para rotação de jogadores entre Pernambucano e Copa do Nordeste, como foi especulado, o vice-presidente do Timbu reforçou a ideia de aplicar a presença dos jogadores revelados pelo clube ao longo da temporada, visando a maturação dos jovens. Ele ainda adiantou o nome de alguns jogadores que a torcida do Náutico deveria ficar de olho.

“Três atletas que subiram esse ano, mas não jogaram muito. Wagninho, Lucas Paraíba e Rhaldney. Tem outros atletas que estão evoluindo bem, como Júlio (atacante), Carlão (zagueiro), Bahia (lateral-direito), Celestino (volante), Luiz Felipe (meia), Carpina (meia) e Neto (atacante). Esses são apenas alguns nomes, mas o que deixa a gente feliz é que em 2018 a gente aproveitou, em 2019 foi melhor, e a gente vislumbra 2020 tendo mais atletas revelados”.

Diógenes também falou sobre a importância financeira do bom desempenho da base do Náutico, tanto no aproveitamento no elenco, quanto nas negociações.

“Não só para ajudar na montagem do elenco, mas, para ter identificação com o clube. É uma fonte de receita, estarmos com os salários em dia se deve também as captações dos atletas formados em casa (...) A folha fica mais enxuta com eles ainda subindo. Eles preenchem o elenco, maturam até se confirmarem, diminui o valor da folha e têm perspectiva de formar jogadores a serem vendidos”.

Sobre as negociações, Diógenes celebrou os acordos conseguidos em 2019 e já revelou sondagens após o fim da Série C, mas ainda sem propostas concretas.

“Vendemos Robinho para o Bragantino, colocamos Luiz Henrique e Bruno na primeira divisão de Portugal e Tharcysio na segunda de Portugal também. A gente começa a se colocar como um clube formador e exportador de talentos (...) Sondagens sim, propostas não. Acredito que o mercado esteja parado, e isso aconteça até o final do Brasileiro. O Hereda é muito sondado, o Waguininho também”.