Náutico

NÁUTICO

Zagueiro Camutanga, do Náutico, faz cirurgia e tem previsão de retorno para julho de 2020

Atleta sofreu lesão ligamentar no joelho no primeiro jogo da final da Série C

postado em 21/11/2019 12:53 / atualizado em 21/11/2019 13:08

(Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP Foto)
O zagueiro do Náutico, Camutanga, foi submetido na manhã desta quarta-feira a um procedimento cirúrgico para reconstruir os ligamentos de seu joelho esquerdo. O rompimento foi sentido no primeiro jogo da final da Série C, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão. O procedimento foi realizado mais de um mês e meio após a lesão por causa de entraves burocráticos com o convênio. A previsão dada pelo vice-presidente médico do Náutico, Múcio Vaz, foi de que ele retorne aos gramados entre julho e agosto de 2020.

Múcio relembrou que essa não é a primeira cirurgia no joelho do jogador, o que pode atrasar o processo de recuperação. Ainda assim, ele já deve receber alta na manhã desta sexta-feira.

“Foi tudo tranquilo e provavelmente ele já vai ter alta amanhã de manhã e já começa a parte fisioterápica, que vai ser durante alguns meses. E aí, nessa fase de reparação, observar a evolução do atleta. É uma cirurgia difícil, ele já tinha um histórico cirúrgico no joelho, mas foi bem. De qualquer maneira, essas operações demoram um pouco mais para voltar do que quando é feito pela primeira vez”.

Segundo Múcio, a demora para fazer a cirurgia não trará atrasos maiores na recuperação do jogador além do tempo a mais que se levará para começar a recuperação, não havendo piora no quadro do zagueiro.

“O tempo de reparação por ter operado hoje ou operando daqui a um ou dois meses não muda. Não piora o prognóstico. Só atrasa em relação à volta, porque tem passar pelo processo de fisioterapia inteiro. Ele deve ter alta amanhã e, na segunda-feira, já começa (a fisioterapia). Começa praticamente de imediato. Logicamente que uma fisioterapia mais simples e depois que vai aumentando a intensidade de exercícios e tudo”.

Quanto à previsão de retorno de Camutanga, o que foi previsto inicialmente para algo entre o final do Pernambucano e o início da Série B, a previsão, hoje, está para um retorno daqui a cerca de oito meses.

“Hoje, uma reconstrução ligamentar leva mais seis para sete meses, mas a gente acredita ao redor de oito, pelo menos uns oito meses de média. Lógico que pode voltar um pouco antes ou um pouco depois, mas a média é de oito meses”.