Náutico

NÁUTICO

Para fortalecer formação de atletas, Náutico cria equipe de transição; entenda

Gerente da base alvirrubra, Carlos José explicou o funcionamento e as pretensões alvirrubras para a nova equipe, que dá mais tempo para os jovens evoluírem

postado em 22/01/2020 13:30 / atualizado em 22/01/2020 13:49

(Foto: Léo Lemos/CNC)
Na manhã desta quarta-feira, o Náutico anunciou o início de uma nova categoria, a equipe de transição, que será coordenada pelo departamento de futebol profissional. Visando integrar os jogadores mais adiantados do elenco Sub-20 e os jogadores que ultrapassaram essa idade, o time de transição é uma alternativa encontrada pelo clube para dar mais tempo de maturação e desenvolvimento às jovens promessas alvirrubras, como explicou o gerente da base do clube, Carlos José.

“É um acompanhamento criterioso do departamento profissional, fazendo uma avaliação mais de perto. A transição para o profissional é uma questão de adaptação do atleta que sai do Sub-20. Não é um atleta que, quando estoura a idade do Sub-20, vai para o profissional sem ter um conhecimento, pelo menos de uma transição, que é feita por Dudu (Capixaba, auxiliar técnico fixo do Náutico). Esse atleta sai da base, tem esse perfil de qualificação dentro do profissional, tem um acompanhamento do Gilmar (Dal Pozzo) e isso qualifica mais ainda o atleta para que ele possa chegar com mais confiança, com mais treinamento”.

O primeiro elenco do time de transição será composto pelos goleiros João e Aílton, os laterais Bahia e Tássio, zagueiros Carlão e Itambé, os meio-campistas Luiz Felipe, Miro, Luciano, Camilo e Eric, além dos atacantes Julio e Erick Maranhão. À frente da equipe, o auxiliar Dudu Capixaba já era o responsável pela transição dos jovens da base, mas sem um grupo definido para isso.

Quanto a calendário, Carlos José não previu uma programação ativa de jogos para a nova equipe, uma vez que os atletas estão, em sua maioria, disponíveis para o time Sub-20 e ainda devem ser chamados por Gilmar Dal Pozzo para jogos da equipe principal.

“A equipe de transição são atletas que a maioria ainda tem idade de Sub-20, tem competição dentro do Sub-20. Mas eles estão tendo uma avaliação mais criteriosa dentro do profissional, que alguns já podem ficar, até porque a equipe do profissional vai fazer várias competições e isso faz com que possa precisar desse atleta. Então, ele vai estar totalmente adaptado dentro do profissional. Vai existir, lógico, as competições do Sub-20, uma Copa Pernambuco, que vai dando mais jogos para os atletas e faz com que eles cheguem mais qualificados ao futebol profissional”.