Náutico

NÁUTICO

Náutico quebra tabu, vence Sport nos Aflitos e encosta na liderança do grupo B do Nordestão

Mesmo desfalcado, Timbu faz jogo seguro em casa diante do Leão e chega aos sete pontos em quatro partidas disputadas na Copa do Nordeste

postado em 15/02/2020 19:55 / atualizado em 15/02/2020 22:29

(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)
Mesmo com a intensa maratona de jogos que fez o Náutico jogar sem alguns dos seus titulares, o Timbu confirmou o favoritismo jogando em casa contra o Sport. Com seis mudanças em relação ao time que entrou em campo na classificação para a segunda fase da Copa do Brasil diante do Toledo-PR, os alvirrubros triunfaram em casa por 2 a 0 e quebraram tabu de nunca ter vencido o Leão como mandante na Copa do Nordeste.

Apesar da vitória, o Náutico não terá muito tempo para comemorar. Vivendo sequência desgastante de cinco compromissos em 10 dias, o Timbu já terá de focar no jogo pela segunda fase da Copa do Brasil, diante do Botafogo, nos Aflitos, na próxima quarta-feira, às 21h30.

Para o Leão, resta juntar os cacos após a segunda derrota consecutiva e aguardar a possível reformulação no elenco com a chegada da nova comissão técnica encabeçada por Daniel Paulista. O próximo compromisso do Leão pela Copa do Nordeste é no próximo sábado, diante do América-RN, na Arena das Dunas, às 18h.

O jogo

Mesmo poupando diversos jogadores pensando na partida pela Copa do Brasil diante do Botafogo, na próxima quarta-feira, o Náutico iniciou o jogo apertando o time do Sport. Com marcação alta e se aproveitando bastante das deficiências da defesa do Leão no jogo aéreo, o Timbu passou a criar as principais chances com bolas alçadas. Antes de abrir o placar, os alvirrubros soltaram o grito de gol em lance que Erick completou cruzamento de Jean Carlos com a mão. Além da impugnação do lance, o camisa 33 ainda foi punido com o cartão amarelo. 

Porém, o primeiro gol não tardou a sair. Dois minutos depois, Ronaldo Alves puniu o Sport com a Lei do Ex. Depois de cobrança de escanteio de Jean Carlos, a zaga do Leão não subiu e a bola chegou para Paiva, que escorou para que o zagueiro tocasse para o gol. O defensor, que defendeu o Rubro-negro entre 2017 e 2018, comemorou pedindo silêncio aos adeptos do ex-clube. 

Após a saída do gol, o Timbu continuou se impondo e controlando o jogo. Tanto que a primeira jogada trabalhada do Sport em direção ao gol saiu apenas aos 20, em tabela entre Rithely e Elton, que foi concluída pelo centroavante para defesa segura de Jefferson. Depois desse lance, o Leão equilibrou as ações, chegando um pouco mais à frente. Outra boa possibilidade de gol foi criada para que Elton finalizasse aos 40. O centroavante recebeu a bola na área do Náutico, limpou a marcação, mas finalizou errado.

Segundo Tempo

Com o retorno do intervalo, o Sport voltou com uma postura mais agressiva buscando atacar o Náutico desde o início da etapa final. A primeira grande chance foi criada no primeiro minuto de partida, quando Ewandro fez jogada individual e rolou para Elton, que chegou atrasado e desperdiçou mais uma. 

Vendo o melhor desempenho do Leão, que passou a dominar o meio-campo, mesmo sem criar chances, Dal Pozzo sacou Jhonnatan para colocar Jorge Henrique, que retornando de lesão, fez sua reestreia na Copa do Nordeste. A situação ficou mais complicada para o Sport quando Marquinhos, que já havia recebido cartão amarelo por falta dura no primeiro tempo, entrou por cima e atingiu em cheio a perna de Josa. O resultado foi a expulsão direta do camisa 33, deixando o rubro-negro em inferioridade numérica no seu melhor momento na partida. 

Mesmo com um a menos, o Sport esboçou uma pressão, mas que logo foi dissipada pelo Náutico após modificação de Dal Pozzo. Depois de deixar o time mais recuado com a entrada de Jorge Henrique na vaga de Jhonnatan, que reforçou o meio-campo, o treinador do Timbu colocou Salatiel na vaga de Paiva e reestabeleceu o esquema com três atacantes para aproveitar o contragolpe.

E aos 32 minutos o destaque do Náutico na temporada e aniversariante do dia definiu o confronto. Após falha de Ronaldo, Jean Carlos recebe bola no meio-campo adianta um pouco e acerta um lindo chute de fora para marcar o segundo gol do Timbu e o quarto dele na temporada.   

Nos minutos finais, o Leão tentou ao menos diminuir a distância e fazer seu gol de honra, mas sem sucesso. A festa nos Aflitos era do Timbu e, em especial de Jean Carlos, aniversariante do dia. 

Ficha do jogo

Náutico 2
Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Ronaldo Alves e Erick Daltro; Josa, Rhaldney e Jean Carlos (Djavan); Jhonnatan (Jorge Henrique), Erick e Guillermo Paiva (Salatiel Júnior). Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 

Sport 0
Luan Polli; Ewerthon, Adryelson, Rafael Thyere e Luciano Juba (Vicente); Ronaldo, Rithely (Yan) e Jean Patrick; Marquinhos, Ewandro (Lucas Mugni) e Elton. Técnico: César Lucena (interino)

Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Wagner Reway (PB)
Assistentes: Luís Felipe Gonçalves e Ruan Neres Souza (ambos da PB)
Gols: Ronaldo Alves aos 7 minutos do 1º tempo (Náutico)
Cartões amarelos: Erick, Rafael Ribeiro, Erick Daltro (Náutico); Marquinhos, Rithely, Lucas Mugni (Sport)
Cartão vermelho: Marquinhos (Sport)
Público: 5.363 torcedores
Renda: R$ 87.468,00