Náutico

NÁUTICO

Com início frenético, Náutico empata ante ABC e chega ao 3º jogo sem vencer nos Aflitos

Timbu não conseguiu furar o bloqueio dos Alvinegro Potiguar e chegou ao terceiro empate nos últimos quatro jogos nos Aflitos

postado em 27/02/2020 22:02 / atualizado em 28/02/2020 00:35

(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Se o técnico Gilmar Dal Pozzo projetou 10 pontos como alvo para garantir a classificação no Grupo B da Copa do Nordeste, não foi dessa vez que o Náutico conseguiu. Com sete, o Timbu precisava apenas do triunfo diante do ABC para encaminhar a vaga na próxima fase, mas começou o jogo perdendo, correu atrás para empatar e não teve forças para buscar a virada em casa, terminando a rodada com oito pontos ganhos.

Com o resultado finalizado em 1 a 1, o Timbu chega ao terceiro jogo consecutivo sem vencer em seus domínios. O último triunfo do Alvirrubro em casa foi na quarta rodada da Copa do Nordeste, diante do Sport. O próximo confronto do Náutico é pelo Campeonato Pernambucano, contra o Santa Cruz, no domingo, às 16h, no Arruda. 

O jogo

A partida entre Náutico e ABC, nos Aflitos, começou com um ritmo frenético. Tanto que aos 10 minutos, o jogo já estava empatado em 1 a 1. No retorno do atacante Kieza ao time, ainda haviam torcedores entrando no estádio dos Aflitos quando o Náutico sofreu o gol. Após desatenção de Hereda, Jailson aproveitou o espaço dado pela defesa do Timbu fez jogada individual e bateu colocado para abrir o placar.

Porém, a redenção do lateral não tardou a vir. Sete minutos depois falhar na jogada do gol do ABC, Hereda fez bela jogada pela ponta direita e bateu. O goleiro Rafael fez boa defesa, mas a bola resvalou em Bruno Souza e acabou entrando para empatar a partida aos 10 minutos. 

Como era de se esperar, o calor da partida foi arrefecendo ao longo da primeira etapa. Depois de primeiros minutos muito intensas, ambas as equipes passaram a trabalhar mais a bola no setor do meio-campo. Enquanto o Náutico buscava escapar pelas laterais, especialmente pela direita, o ABC arriscava-se no contra-ataque e em bolas finalizadas de média distância. 

Para corrigir o problema na sua ala esquerda, que estava sendo pressionada pela dobradinha Hereda e Erick, o técnico Francisco Diá sacou o lateral Marlon e acionou o volante Wesley para fortalecer a marcação, além de tirar um jogador que já tinha cartão amarelo.

Segundo tempo 

Diferente do que se viu nos primeiros minutos da etapa inicial, o segundo tempo começou morno e com ambas as equipes seguindo a característica do que se viu antes ao longo da partida. A primeira grande chance dos 45 finais só aconteceu aos 16, quando João Paulo arriscou do meio-campo para defesa de Jefferson, que deu rebote e Berguinho duas oportunidades frente à frente com o arqueiro Timbu. 

Precisando da vitória, Gilmar Dal Pozzo fez o time do Náutico adotar uma postura mais avançada a partir dos 30 minutos sacando Luanderson e colocando Salatiel Júnior. Assim, Jhonnatan, que fazia a ponta esquerda, recuou para recompor o meio-campo e Kieza passou a atuar mais pelos lados do campo junto com Erick. 

Mais exposto com a saída de um dos volantes, o Náutico começou a ser mais atacado pelo ABC e sem conseguir ser efetivo no contragolpe. Assim, com muitos erros de passe no último terço do campo, o Timbu chegou ao seu terceiro jogo sem vitórias nos Aflitos e deixou escapar a chance de encaminhar a classificação para as quartas de final do Nordestão. 

Ficha do jogo

Náutico 1 
Jefferson; Hereda, Ronaldo Alves, Diego Silva e Wilian Simões; Luanderson (Salatiel Júnior), Djavan (Rhaldney) e Jean Carlos; Erick, Jhonnatan e Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 

ABC 1 
Rafael Costa; Bruno Souza, Vinícius Leandro, Richardson e Marlon (Wesley); Felipe Manoel, Cedric, Berguinho (Igor Goulart), Jailson e João Paulo; Paulo Sérgio (Núbio Flávio). Técnico: Francisco Diá. 

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife
Árbitro: Michael Vinícius Santos Freitas (SE)
Assistentes: Vaneide Vieira de Gois e Renner Lisboa dos Santos (Ambos de SE)  
Gols: Jailson aos 3 minutos do 1º tempo (ABC); Bruno Souza (contra) aos 12 minutos do 1º tempo (Náutico); 
Cartões amarelos: Ronaldo Alves, Hereda, Kieza, Jhonnatan (Náutico); Marlon, Felipe Manoel, Rafael Costa (ABC)
Público: 4.276 torcedores
Renda: R$ 43.880,00