Náutico

NÁUTICO

Presidente do Náutico condena postura da FPF na preparação do retorno aos treinos: "absurdo"

Edno Melo aponta que Federação teria recebido verbas da CBF e demonstra insatisfação com suporte dado aos clubes do estado na retomada dos treinos

postado em 05/06/2020 18:00 / atualizado em 05/06/2020 18:34

(Foto: Caio Falcão/CNC)
Após a autorização do governo de Pernambuco para que as equipes de futebol do estado retornassem aos treinos, boa parte das diretorias ficaram na expectativa da postura da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) no tocante à entrega de subsídios para o protocolo de testagem para a Covid-19, que foi exigida no ato de anúncio da declaração. Porém, ao se pronunciar, a FPF anunciou que pagaria apenas por 30 exames, algo que gerou instatisfação nos dirigentes dos clubes envolvidos na disputa do Estadual e foi classificado como "absurdo", pelo presidente do Náutico, Edno Melo. 

"Acho um absurdo a FPF se esquivar de sua responsabilidade em um momento grave como este. Sabemos que houve o repasse de uma verba da CBF, que, por sua vez, recebeu  da Fifa e seria destinada a ajudar aos clubes, que estão precisando tanto nesse momento. Estamos falando de um clube (Náutico) que tem calendário, que tem torcida. Mas que não é a regra no futebol pernambucano. Se vermos a situação de alguns clubes do interior, ela é ainda mais grave, pois muitos sequer possuem mais os seus elencos", frisou. 

Esta preocupação já havia sido colocada pelos clubes do interior anteriormente
, pois mesmo com a liberação, ainda não haviam recebido as diretrizes de segurança sanitária para o retorno aos treinos. Além disso, vale ressaltar que três dos quatro clubes presentes no quadrangular do rebaixamento, sendo Petrolina, Decisão e Vitória, dispensaram todos os jogadores por não terem mais calendário ao fim do Estadual, o que pode gerar uma grande quantidade de partidas vencidas por W.O., a partir do dia 28, data projetada pela FPF para um possível retorno da competição. 

Enquanto isso, o Náutico segue se preparando para o retorno aos gramados no próximo dia 15. Nesta sexta-feira, o clube acertou os pagamentos pendentes dos direitos de imagem dos atletas e pagou de maneira adiantada a folha salarial que venceria em 10 de junho. Dessa forma, a maior preocupação atual do clube é se adequar aos protocolos de segurança de modo a evitar que funcionários e atletas estejam expostos a riscos.
 
"O protocolo de segurança em que estamos trabalhando para a volta do Náutico aos treinos está de acordo com as orientações que são enviadas pelo Ministério e pelas secretarias de saúde", salientou Edno.