Náutico

NÁUTICO

Com 50% dos gols do Náutico no returno da Série B, Kieza encosta na artilharia em 2020

Atacante destacou importância de gol na vitória contra o Guarani nos Aflitos e recebeu elogios do técnico Hélio dos Anjos pela boa fase no Alvirrubro

postado em 03/12/2020 08:00 / atualizado em 03/12/2020 09:14

(Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)
Se o returno do Náutico passa longe do ideal para um time que busca a reabilitação na Série B, com apenas cinco pontos conquistados em seis jogos, a fase do atacante Kieza vem chamando a atenção. Com um notório crescimento no desempenho, o centroavante Timbu foi o responsável por três dos seis gols marcados pelo alvirrubro na segunda parte da competição, o último deles, um lindo gol que aliou força, velocidade e tranquilidade para garantir a vitória pernambucana contra o Guarani, nos Aflitos, por 2 a 0. 

"A sensação é maravilhosa. É um alívio, porque a gente vinha jogando bem. Último jogo fomos prejudicados pela arbitragem. Conseguimos a vitória, ganhar mais confiança. Era o que estávamos precisando. Tivemos chances de fazer mais gols, mas é isso, continuar firme e forte. A luta vai ser complicada, mas conseguiremos sair dessa”, desabafou após o triunfo.

Contratado no início do ano como o grande reforço para o setor ofensivo alvirrubro, Kieza começou o ano bem, ao fazer dois gols na estreia contra o Decisão, mas não conseguiu repetir esse desempenho ao longo da temporada. Tanto que até o início da Série B havia marcado apenas mais um gol, de pênalti, contra o Bahia, em jogo que marcou a eliminação do Timbu na primeira fase da Copa do Nordeste. 

Na Série B, as coisas caminhavam lentamente também até o início do returno. Nos primeiros 19 jogos, o atacante marcou apenas três vezes contra Avaí, Chapecoense e Oeste, sendo diretamente responsável por quatro pontos conquistados. Vale lembrar que o jogador ficou fora de oito jogos devido a lesão no primeiro turno. 

Na segunda perna da competição, em seis jogos, já são três gols e a influência direta em outros quatro pontos. Assim, com seis gols na Série B, o jogador chegou a nove em 27 jogos disputados em 2020, um a menos que Jean Carlos, principal artilheiro alvirrubro com 10. Além disso, em confrontos com gols do atacante na Segundona, o Náutico possui 44,4% de aproveitamento dos pontos, superior ao retrospecto geral da campanha, que é de apenas 32%.

Essa dinâmica e a capacidade de ser decisivo a favor do Timbu, fez com que Hélio dos Anjos elogiasse bastante o centroavante do Náutico após a vitória diante do Guarani, que marcou a queda de jejum de 80 dias sem que o Alvirrubro vencesse em seus domínios. 

“O futebol me oferece algumas coisas interessantes. Eu via o Kieza de longe. Eu tinha algumas restrições e ao conhecê-lo e trabalhar com ele, eu não tive nenhuma surpresa negativa. Realmente, é um jogador que conhece muito a posição e tem uma qualidade impressionante. Independente de qualidade de campo é um jogador expoente, referência para o grupo. Tem uma participação e uma movimentação perfeitas para atacante. Toda bola que cai nele na frente, ele segura, e nós estamos aprendendo a compor rapidamente em função da bola com ele”, contou o treinador.

Gols de Kieza na Série B

1ª rodada - Avaí 3 x 1 Náutico
10ª rodada - Náutico 1 x 1 Chapecoense
17ª rodada - Oeste 0 x 1 Náutico
20º rodada - Náutico 2 x 2 Avaí
21ª rodada - Operário-PR 3 x 1 Náutico
25ª rodada - Náutico 2 x 0 Guarani