Náutico

NÁUTICO

Retomando os tempos de 'artilheiro', Kieza esboça um Náutico mais eficiente com Hélio

Artilheiro do Timbu, o camisa 9 recebeu, do treinador alvirrubro, status de referência para o grupo: 'É um jogador que conhece muito a posição'

postado em 04/12/2020 10:45 / atualizado em 04/12/2020 11:03

(Foto: Caio Falcão/CNC)
Responsável diretamente pelos dois gols que garantiram a vitória do Náutico diante do Guarani, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Kieza vive sua melhor fase na temporada. Além da assistência e rede balançada no triunfo que rompeu o jejum de oito jogos sem vitórias do Timbu, o camisa 9 alvirrubro assumiu a artilharia da equipe pernambucana nesta Segundona, com seis gols, e é o autor de metade dos tentos do clube pernambucano neste returno. 

A evolução no desempenho do centroavante alvirrubro vem acontecendo desde a chegada de Hélio dos Anjos. Nos últimos dois jogos, no quesito finalização por partida, por exemplo, Kieza aumentou em 84,2% sua intensidade. O estilo de jogo físico e aguerrido do treinador mineiro permite que o artilheiro alvirrubro proporcione jogadas típicas de suas características - como a do gol da vitória contra o Guarani: que aliou força, velocidade e tranquilidade para puxar o contra-ataque, percorrer o campo, driblar o goleiro e finalizar, livre, à meta.  

“Hélio trouxe um novo conceito de jogo, um novo desafio para nós. E a gente vem pegando e encaixando da melhor forma possível. Desde a partida contra o CRB estamos melhorando o nosso empenho, nossas linhas, que estavam separadas e muito distantes. Isso acabava me deixando sozinho e, com o conceito dele de jogarmos mais próximos, estamos conseguindo realizar melhores jogadas. Eu fico feliz por estar trabalhando com ele, um cara experiente, rodado, de muitos clubes e anos no futebol”, disse o jogador que já anotou seis gols nesta Série B.

Além da sintonia dentro de campo, a relação entre técnico e atleta demonstra ser respeitosa e repleta de elogios mútuos. Hélio dos Anjos, após a partida de terça-feira, reconheceu e sintetizou o valor de Kieza para o elenco nesta reta decisiva na luta contra o Z4. “Kieza é um jogador que conhece muito a posição e tem uma qualidade impressionante. Independente de qualidade de campo é um jogador expoente, referência para o grupo. Tem participação e movimentação perfeitas para atacante. Toda bola que cai nele na frente, ele segura, e nós estamos aprendendo a compor rapidamente em função da bola com ele”, disse o treinador, que optou pelo artilheiro alvirrubro nos quatro jogos que esteve à beira do gramado.  

Sobre o primeiro mês de Hélio nos Aflitos, Kieza demonstrou que o elenco alvirrubro está aberto às ideias do treinador mineiro. “Ele tem pouco tempo de trabalho. Por ser um jogo em cima do outro, a gente tem que conversar e Hélio faz isso muito bem. Nesse momento a gente precisa ter mais calma e tranquilidade para poder aprender, melhorar e evoluir mais. Além de trabalhar com vídeos, que ajudam no posicionamento da equipe. Temos que aproveitar as coisas boas que ele tem para ensinar”.