Copa do Mundo

SELEÇÃO BRASILEIRA

Brasil é o único favorito a chegar na Rússia com duas vitórias consecutivas

Alemanha, Argentina, Espanha e França, por outro lado sofreram nas últimas partidas antes do Mundial

postado em 10/06/2018 16:32 / atualizado em 13/07/2018 16:38

Joe Klamar/AFP
Depois de dar adeus à última Copa com 10 gols tomados em dois jogos (7 x 1 para a Alemanha, na semifinal, e 3 x 0 para a Holanda, na decisão do terceiro lugar), nem o mais otimista dos brasileiros poderia imaginar que a Seleção chegaria forte para o Mundial da Rússia. As eliminações em duas edições da Copa América e o desempenho preocupante nas Eliminatórias, ainda sob o comando de Dunga, só serviram para nos tirar ainda mais as esperanças.

Com a chegada de Tite e a impressionante sequência de nove vitórias nas Eliminatórias, a desilusão foi dando lugar ao otimismo: o Brasil foi o primeiro país a carimbar o passaporte para a Rússia. Agora, a uma semana da Copa, o otimismo deu lugar à confiança. Diferentemente daqueles apontados como seus principais oponentes — França, Alemanha, Argentina e Espanha —, a Seleção conquistou vitórias maiúsculas em seus dois últimos amistosos e parece ter largado na frente rumo ao título do Mundial.

Na semana passada, os comandados de Tite bateram a Croácia, em Liverpool, por 2 x 0 — gols de Firmino e Neymar, que voltava de lesão. Neste domingo (10/6), o camisa 10 da Seleção e do Paris Saint-Germain voltou a ser titular e marcou um dos tentos da vitória contra a Áustria, em Viena — os outros foram marcados por Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Áustria que, aliás, havia vencido a temida Alemanha (eterna algoz do 7 x 1) por 2 x 1. É verdade, porém, que a potência europeia não estava com a equipe principal. Um dos poucos titulares em campo era o goleiro Neuer, que voltava de lesão. Nessas condições, inclusive, a Alemanha também perdeu para o Brasil, em amistoso disputado em março. Na última prévia antes da Copa, no sábado (9/6), a atual campeã do mundo sofreu para derrotar a Arábia Saudita.

Tropeço argentino

Assim como a Alemanha, a Argentina — outra favorita na Rússia — já perdeu para o Brasil de Tite: 3 x 0 pelas Eliminatórias. A Albiceleste, porém, foi a única a derrotar a Seleção com o técnico gaúcho no comando (1 a 0 em amistoso disputado na Austrália). Mas o retrospecto recente da equipe de Messi não é bom. Venceu o Haiti por 4 x 0 em maio e foi atropelada pela Espanha, em março, por 6 x 1. A partida contra Israel, agendada para esse sábado, acabou cancelada após vários protestos de grupos pró-Palestina.

Já que falamos de Espanha, a campeã do mundo em 2010 venceu a Tunísia nesse sábado pelo modesto placar de 1 a 0, no último amistoso antes do Mundial. Na semana passada, a Roja apenas empatou em 1 x 1 com a Suíça, primeira adversária do Brasil na Rússia.

Por fim, outra seleção badalada, a da França, chegou a encher os olhos do mundo com uma imponente vitória por 3 x 1 sobre a Itália — que não conseguiu vaga para a Copa. Contudo, nesse sábado, ficou apenas no empate em 1 x 1 com os Estados Unidos, que também não estarão na Rússia.