Copa do Mundo

GRUPO H

Polônia x Senegal terá duelo entre dois dos maiores artilheiros da Europa no ano

Juntos, polonês Robert Lewandowski, do Bayern, e senegalês Sadio Mané, do Liverpool, marcaram 61 gols por seus clubes na atual temporada

postado em 19/06/2018 08:00 / atualizado em 19/06/2018 17:20

Olly Greenwood e Andrzej Iwanczuk/AFP
Poderia ter sido Salah e Suárez. Mas o egípcio — que ainda é dúvida para o jogo contra a Rússia nesta terça-feira (19/6) — não saiu do banco. Foi Cristiano Ronaldo e Iniesta. E o português roubou completamente a cena, fazendo três gols. Agora, a Copa de 2018 se prepara para mais um encontro de craques: o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o senegalês Sadio Mané, do Liverpool, defendem suas seleções nesta terça, às 12h, no último jogo da primeira rodada do Mundial.

Ambos disputam sua primeira Copa do Mundo. A Polônia de Lewandowski já esteve mais vezes no Mundial. Foram oito participações, ficando duas vezes em terceiro lugar (1974 e 1982). Porém, nas últimas vezes em que foi à Copa (em 2002 e 2006), a seleção europeia acabou voltando para casa na primeira fase. Em 2010 e 2014, sequer conseguiu a classificação.

Neste ano, Lewandowski deu um outro curso à história. Ele foi o artilheiro das eliminatórias europeias, com 16 gols em 10 jogos — um tento a mais que Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo pela Fifa. Assim, a Polônia carimbou o passaporte para a Rússia como primeira do grupo, com 25 pontos (um aproveitamento de 83,3%).
 
Lewandowski também foi artilheiro do campeonato alemão, com 29 gols (quase o dobro do segundo colocado). Ao longo de toda a temporada 2017/2018, o atacante marcou 41 vezes em 48 jogos, contribuindo para que o clube bávaro fosse campeão da Bundesliga, vice da Copa da Alemanha e semifinalista da UEFA Champions League.
 
Por falar em Champions League, do outro lado do gramado, Lewandowski vai se deparar com um dos finalistas do mais luxuoso torneio de clubes do planeta. Ao lado da sensação Mohamed Salah e do brasileiro Roberto Firmino, Sadio Mané foi um dos destaques do Liverpool na temporada. Foi ele, aliás, quem fez o gol dos Reds na final da Champions League, que acabou em 3 a 1 para o Real Madrid. 

Ao todo, Mané fez 20 gols em 44 partidas pelo time inglês na atual temporada, sendo, inclusive, vice-artilheiro da Champions, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e ao lado dos companheiros Salah e Firmino. Já pela seleção de Senegal, foram duas bolas na rede em 8 jogos, o que contribuiu para que a equipe ficasse em primeiro no Grupo D das eliminatórias africanas, com 14 pontos e nenhuma derrota em seis jogos. 

Por tudo isso, o atacante é a grande esperança da seleção senegalesa, que participa de uma Copa do Mundo pela segunda vez na história. A primeira foi em 2002, quando estreou batendo a então campeã, França, por 1 a 0 e chegou às quartas de final, despachando a Suécia nas oitavas. Repetir esse feito é o sonho de Mané e dos compatriotas. Tentar impedi-lo — ou ao menos frustrar o primeiro passo rumo a ele — é o objetivo de Lewandowski e companhia. 
 
AFP