Copa do Mundo

SELEÇÃO BRASILEIRA

Jejum do ataque brasileiro em Copas já dura cinco jogos

Levantamento do Correio mostra que homens de frente da Seleção não fazem gol em jogos de Mundiais desde confronto com Camarões, há 4 anos

postado em 19/06/2018 06:00 / atualizado em 19/06/2018 09:08

Jewel Samad/AFP
 Rostov-On-Don — O segundo melhor ataque da história das Copas, com 222 gols — atrás apenas dos 224 da Alemanha —, vive uma crise sem precedentes. Os atacantes da Seleção Brasileira não marcam em partidas válidas pelo Mundial há impressionantes cinco jogos. O último integrante da comissão de frente a balançar a rede foi Fred, no Mané Garrincha, em Brasília, aos 3 minutos do segundo tempo da goleada por 4 x 1 sobre Camarões, pela terceira rodada da fase de grupos de 2014. Depois disso, apenas zagueiros e/ou meias balançaram a rede.

O país que amedrontava as defesas adversárias na Copa com atacantes lendários, como Careca, Romário, Bebeto e Ronaldo, amarga a maior carência de um “centroavante raiz” capaz de colocar a bola em baixo do braço e desatar nós como o da estreia de domingo, em Rostov. A partida contra a Suíça mostrou Neymar atuando off-line, Gabriel Jesus no modo avião — para não dizer no mundo da lua — e Roberto Firmino um pouquinho mais conectado com a realidade. Nenhum dos três foi capaz de levar o Brasil ao segundo gol contra a Suíça.

“A ansiedade bateu forte. Apressamos demais. Isso afetou a precisão da finalização. Quando a gente apressa demais, o último movimento fica impreciso. Nós fizemos 20 finalizações, mas um número muito grande para fora. Se estivéssemos um pouquinho mais concentrados mentalmente, poderíamos ter feito pelo menos o goleiro trabalhar mais”, lamentou Tite, triste, na entrevista coletiva após o empate por 1 x 1 com a Suíça.
 
Pedro Martins / MoWA Press - 3/6/18

Gabriel Jesus repete desempenho

Não é a primeira vez que Gabriel Jesus sente o peso da partida. Dono da camisa 9 nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o atacante não foi bem contra a África do Sul e demorou a entrar no ritmo da competição. Em 2014, Fred conviveu a Copa inteira com a comparação de que era um “cone” no ataque do Brasil. Gabriel Jesus precisa desencantar logo, de preferência contra a Costa Rica, para evitar situações como a vivida por Fred e a pressão de ser barrado por Firmino.

Repetitivo na entrevista coletiva, Tite falou mais de uma vez no capricho ao chutar a gol. “A finalização tem que ser mais precisa, mais contundente. Nós nos precipitamos demais”, cobrou. O drama de Tite não é um problema de hoje. Há quatro anos, Luiz Felipe Scolari disputou a fase de mata-mata inteira sem comemorar um gol de atacante. David Luiz marcou contra o Chile nas oitavas de final. Nas quartas, novamente David Luiz e Thiago Silva marcaram na vitória sobre a Colômbia. O meia Oscar fez o gol de honra no 7 x 1 contra a Alemanha. O time inteiro passou em branco contra a Holanda, na decisão do terceiro lugar. E Philippe Coutinho, outra vez um meia, marcou contra a Suíça.

De 2010 para cá, falta um Baixinho incômodo. Um Fenômeno que imponha respeito, cause pânico na defesa inimiga antes mesmo de a bola rolar. O respeito de um goleador. Algo parecido com a reverência de Roberto Baggio a Romário antes da entrada de Brasil e Itália em campo na final da Copa de 1994, exibida no filme Todos os Corações do Mundo.

Pênalti reclamado

Gabriel Jesus chegou a reclamar de um pênalti no fim do jogo que poderia ter encerradoo o jejum dos atacantes, mas o lance foi ignorado pelo árbitro. “Eu protegi, girei, a bola ficou limpa na frente do gol. Não tinha motivo para eu me jogar”, alegou na entrevista na zona mista. Como se não bastasse a falta de gols dos homens de frente, Neymar, o mais cotado para quebrar o tabu, passou mancando pelos jornalistas. “Foi uma pancada que eu tomei no jogo, mas não é nada preocupante. Dói depois que esfria”, explicou.

"A finalização tem que ser mais precisa, mais contundente, Nos precipitamos demais"

Tite, técnico da Seleção

Memória

O jejum de gols do ataque em Copas
» 28/6/2014      Brasil 1 x 1 Chile — Gol: David Luiz (zagueiro)
» 4/7/2014      Brasil 2 x 1 Colômbia — Gols: Thiago Silva (zagueiro) e David Luiz (zagueiro)
» 8/7/2014      Brasil 1 x 7 Alemanha — Gol: Oscar (meia)
» 12/7/2014      Brasil 0 x 3 Holanda — Gol: -
» 17/7/2018      Brasil 1 x 1 Suíça — Gol: Philippe Coutinho (meia)