Basquete

NBB

Apostando em veteranos, Universo/Brasília estreia no NBB contra o Botafogo

Brasília começa a temporada do NBB 2019/2020 em casa, às 20h, nesta quarta-feira

postado em 16/10/2019 12:04 / atualizado em 16/10/2019 12:23

<i>(Foto:  Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)</i>
Tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB) e uma das equipes mais tradicionais do cenário nacional, o Universo/Brasília chega para o NBB 12 com pouca badalação e apostando na experiência e entrosamento do elenco para alcançar bons resultados. Nezinho, Arthur e Ronald são os principais nomes da equipe para a temporada 2019/20. A equipe estreia nesta quarta-feira (16/10), às 20h, contra o Botafogo, no ginásio da Asceb.

Após uma semana conturbada nos bastidores, a diretoria decidiu pela troca no comando técnico. Com a saída de André Germano, o ex-auxiliar Ricardo Oliveira foi efetivado e será o técnico da equipe para esta temporada. Assim, o Universo/Brasília não promete uma temporada com resultados animadores. Uma vaga nos playoffs será o melhor cenário para a equipe da capital, ao final da primeira fase.

Diferentemente do NBB 11, quando o time foi montado às pressas e com pouco tempo de preparação, o Universo/Brasília chega para o NBB 12 com a base do elenco que disputou o torneio anterior e, desde julho, vinha treinando sob o comando de André Germano. O novo técnico, Ricardo Oliveira, teve apenas uma semana para implantar sua filosofia.

Além da mudança no comando, quatro reforços pontuais se juntaram aos oito atletas remanescentes da temporada passada: o jovem armador Gabriel Santos, o ala Gui Bento, o ala/pivô Zé Carlos e o pivô Bruno Fiorotto passaram a integrar o time que já possui Nezinho, Arthur, Ronald, Pedro Mendonça, Pedrinho Rava, Gui Santos, Rafa Moreira e Marcelão. Em contrapartida, a equipe perdeu dois dos principais jogadores do time na última temporada: o americano Zach Graham, que liderou a liga em pontos por boa parte da competição, reforçou o Flamengo; e o venezuelano Windi Graterol seguiu para o basquete dominicano onde defende o Metros de Santiago.

Expectativa

Líder e capitão da equipe, Nezinho acredita na evolução do time para um bom NBB. “A gente tem melhoraddo bastante, mas ainda estamos em um processo evolutivo. Acredito que possamos fazer um bom jogo e temos que buscar a vitória”. Outro ídolo da capital, Arthur garante dedicação e foco para a nova temporada do torneio. “Estamos empolgados. Essa última semana foi produtiva. Vamos com vontade e dedicação. Sabemos que o campeonato é longo, então vamos focados para fazer um bom jogo aqui e pegarmos essa vitória, jogando em casa, contra a excelente equipe do Botafogo”.

Para o confronto de estreia, com o apoio da torcida, Ricardo Oliveira espera ajustar a equipe para surpreender os cariocas. “É um adversário muito difícil, em ritmo de competição. A gente espera ajustar as nossas movimentações, as nossas defesas, para que a gente possa tentar surpreender o Botafogo aqui dentro de casa. O grupo está motivado e isso nos dá condição de chegar com muita vontade, muita raça, para tentar superar a vantagem do Botafogo com relação ao ritmo de jogo”.

A equipe carioca não contará com seu principal jogador, o armador americano Jamaal Smith. O norte americano está em seu país para resolver problemas pessoais. Sob o comando de Léo Figueiró, eleito melhor treinador da temporada 2018/19, o Botafogo também segurou a base do elenco e contratou Paulinho Boracini, Lucas Mariano, Wesley Senna e Du Sommer. Semifinalista do NBB 11, o alvinegro promete mais uma boa campanha nesta temporada.

Torcedor bota fé

Stephan Doms, biólogo de 28 anos, acompanha os jogos do Brasília desde 2010 e hoje é presidente da Torcida Uni, a organizada do time. Ele tem esperança no novo projeto do basquete de Brasília desde o ano passado e acredita na boa campanha da equipe no campeonato.

“A situação do basquete de Brasília está bastante diferente do que era na época de ouro. A gente ficou acostumado a disputar título todo ano. Mas é natural que o projeto novo leve um tempo para poder encaixar. Eu acredito que vá demorar para a equipe pegar a filosofia do Ricardo, mas nossos trunfos são a manutenção de boa parte do elenco e a disposição que os jogadores têm”.

Stephan acrescenta: “Acompanho todos os treinos e percebo que os jogadores têm a ideia, têm a certeza de que estão representando todo o histórico de um time vencedor. Então, acredito que o time vai fazer uma boa campanha, sim. Vai ter que ser um leão por dia, mas acho que temos potencial para chegar aos playoffs”.


PROGRAME-SE

Universo/Brasília X Botafogo
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Data: quarta-feira (16/10/2019) 
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) - venda na bilheteria do ginásio


* Estagiários sob a supervisão de Fabio Grecchi