Mais Esportes

QUEIMADA

Dois times de Brasília vão a Bahia disputar o campeonato estadual

Os projetos desenvolvidos na cidade, com foco no atendimento às mulheres, visam oferecer, de forma lúdica, uma atividade física às praticantes, escapando do sedentarismo

postado em 21/09/2018 21:51 / atualizado em 21/09/2018 22:08

Divulgação
 
A brincadeira que é uma das mais praticadas nas escolas ganhou ares de esporte profissional e agora tem até campeonato estadual. A queimada, muito jogada na infância e na adolescência por meninas e meninos, serviu de inspiração para os projetos Zoe e Fênix, que levaram do colégio para a vida adulta a diversão em forma de ações sociais na capital.
 
A proposta dos clubes é igual: oferecer à mulher um momento de distração, saindo da rotina de cuidar de filhos, trabalho, afazeres domésticos e aproveitar o tempo livre longe do sedentarismo. 
 
Jéssica Martins, coordenadora geral do projeto Zoe, explicou como a mulher pode inserir o esporte na rotina. “O intuito é resgatar as brincadeiras de infância e tirar a mulherada de casa. Sair do sedentarismo, fazer novas amizades e se distrair”, explicou Jéssica. 
 
No projeto Fênix não é diferente. Luciene Marinho, fundadora do time, também citou o dia a dia corrido das mulheres. “Criei a Fênix no intuito de sair da rotina diária, filhos, casa e marido. Então, em janeiro de 2017, iniciamos o projeto. Com isso, vieram alguns torneios, vitórias e derrotas”, contou Luciene.
 
Os clubes são sem fins lucrativos e visam a prática do esporte e uma vida saudável para as integrantes. “Temos jogadoras de 12 a 50 anos de idade, não há limitação. Estamos abertas para receber quem quiser treinar conosco. Inclusive com um plano de um time masculino”, disse Luciene.
 
Com mais de 200 atletas cadastradas, o time da Zoe ainda aceita novas inscrições. “O nosso projeto é sustentado por nossas jogadoras. Uma atleta convida uma amiga e assim vai. Já temos mais de 200 jogadoras e estamos sempre de portas abertas”, comentou Jéssica.
 
Divulgação
 
Campeonato 
O primeiro Campeonato Baiano de Baleado, O Baianão, acontecerá neste domingo (23/9), em Salvador. Os times de Brasília já chegaram a Bahia em busca do título. “Estamos realizando um sonho”, falou Luciene. 
Serão 28 times nas categorias feminina e masculina, sendo 26 da Bahia e dois do DF. Larissa Lomanto, presidente da Federação Baiana de Baleado (queimada), comentou a importância do torneio. “A queimada é um esporte inclusivo, engloba todas as classes sociais, faixas etárias, níveis culturais e gêneros diversos. A atividade física promove qualidade de vida, com o %uFB01m do sedentarismo, funcionando como terapia e diversão”, disse Larissa.

 

Como participar dos projetos

Projeto Fênix
Instagram.com/fenix_brasilia
Treinos: Segundas, quartas e sextas-feiras
Horário: 19h30 
Local: Quadra de esportes da QNL 5/7, Taguatinga Norte

Projeto Zoe
Instagram.com/projetozoedf
Treinos: Segundas, quartas, sextas e domingos
Horários: 19h, durante a semana, e variado aos domingos
Locais: Guará I e II, Ceilândia Norte, Ceilândia Sul e Taguatinga Norte
 
*Estagiário sob a supervisão do subeditor Fernando Brito