Mais Esportes

SKATE

Oi STU Open encerra ano do skate com pontuação dobrada para compor Seleção

Maior evento de skate da América Latina ocorre na pista revitalizada da Praça Duó, no Rio de Janeiro, até 18 de novembro

postado em 15/11/2018 08:00 / atualizado em 14/11/2018 20:29

Julio Detefon
Os melhores skatistas da América Latina estão reunidos em busca do título do Oi STU Open, que será disputado na Praça Duó, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro até domingo (18/11). A competição reúne as modalidades olímpicas Street e Park e encerra o Circuito Brasileiro após seis etapas realizadas pela temporada. A competição também serve para compor um ranking do país para a formação da Seleção Brasileira de 2019, já de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E a etapa carioca, a última deste ano, terá pontuação dobrada.

Na sexta-feira, ocorre o STU Latin América, que dará vaga a dois atletas masculinos em cada modalidade para se juntarem aos pré-classificados no Oi STU Open para a disputa eliminatória no sábado. Os finalistas decidem o título no domingo. Ao final do campeonato os três melhores atletas do ranking, mais um atleta indicado por critérios técnicos pela CBSk terão vaga garantida na seleção brasileira 2019.

“O ano foi demais, começou em Florianópolis. O Circuito está com o nível altíssimo de skate, a molecada está evoluindo a cada etapa que passa”, avalia Pedro Barros, hexacampeão mundial de Bowl e que conquistou no último mês o primeiro título mundial da modalidade Park pela World Skate, entidade internacional, disputado na China. “Vim de um ano muito cheio. Me empenhei bastante, então acaba que chego um pouco cansado. Mas é a última competição do ano e no Rio de Janeiro, junto a todos os nossos amigos, familiares, o que dá uma motivação a mais”, completa.

Pablo Vaz

O evento ainda contou com a inauguração da pista de Park, com nível olímpico, que ficará como legado para a capital carioca. A já tradicional pista de Street da Praça Duó também foi revitalizada com um novo obstáculo central. Uma reforma geral acrescentou elementos de transição e um novo corrimão no local. A plataforma de esporte da BV viabilizou a reforma e prevê fazer o mesmo em outras duas pistas pelo Brasil ao longo de 2019.

“A praça Duó tem uma história muito antiga com o skate. A primeira pista foi construída por algumas pessoas que se juntaram e colocaram a mão na massa mesmo”, lembra Vitória Mendonça, praticamente de Street, que integra a seleção brasileira de skate e é natural do Rio de Janeiro. “Eu comecei a andar aqui, já dei aula aqui também, então estou feliz demais por ver que mais pessoas vão poder andar e conhecer a nossa modalidade através dessa praça”, completou. 

Programação

Oi STU Open
Data: até 18 de novembro de 2018
Local: Praça Duó (Praça São Perpétuo, 735 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Hora: 9h às 22h