Mais Esportes

NATAÇÃO

Ultramaratona no Lago Paranoá testa limites da resistência neste domingo

Circuito de 32km passará por pontos turísticos da capital, como Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e Parque das Garças

postado em 07/12/2019 17:54 / atualizado em 07/12/2019 18:13

 
(Foto: Nathane Brixner/Divulgação)
Brasília recebe pela primeira vez, neste domingo (8/12), a ultramaratona aquática do Desafio Jacanoá. O circuito de 32km passará por pontos turísticos da capital e foca na conscientização ambiental. O professor de educação física Tiago Sato, 37 anos, é um dos organizadores do evento e o único nadador do Centro-Oeste do país a participar da travessia do Canal da Mancha, na Europa. As expectativas para a prova são boas.
 
“Teoricamente, o Lago Paranoá não tem corrente. Mas pode ventar tanto que fica pior que um mar calmo. Esse tipo de esporte, junto à natureza, pode variar bastante o desempenho. Fica difícil prever como será a competição e durante a prova passamos por uma variação de clima muito grande, especialmente nessa época de chuva”, explica. 
 
Quatro categorias estarão na disputa: individual, duplas (que terão naipes feminino, masculino e misto), quarteto misto e equipe de 10 misto (devem contar com pelo menos um atleta de cada sexo). “Eu espero que todos tenham uma excelente experiência para perceber a magnitude do desafio. O evento só é grande quando você dá a dimensão para ele e só é difícil quando o menospreza”, afirma o professor de educação física.
 
Ana Paula Vilarinho, 31, aluna de Tiago Sato, nasceu em Brasília e também é educadora. A jovem pratica natação desde 2007, mas não imaginava competir em uma prova de 32km. A semana que antecede a prova é de menos esforço, segundo a professora de matemática. “Normalmente, eu treino natação seis vezes na semana. Uma delas é para fortalecimento muscular. São em torno de 30km a 35km por semana. Às vésperas da prova, o volume diminui um pouco. A alimentação também muda. Temos muito cuidado com a hidratação”, conta a atleta, que começou nadar em águas abertas há sete anos.
 
Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e o Parque das Garças são alguns dos postais da cidade por onde os atletas passarão. A base do evento será na orla da Ponte JK, no centro de lazer e entretenimento.  

PROGRAME-SE

Desafio Jacanoá 2019
Local: orla da Ponte JK
Quando: neste domingo (8/12)
Horário: 5h às 19h
Inscrição: www.jacanoa.com.br
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito