Futebol Internacional

LIGA EUROPA

Time sueco vai da quarta divisão ao mata-mata da Liga Europa em 7 anos

Jogadores do Östersunds são obrigados a produzir algum time de arte fora do campo

postado em 24/11/2017 15:16 / atualizado em 24/11/2017 15:45

Genya Savilov/AFP/Getty Images
O Östersund FK, da Suécia, é o protagonista da história mais impressionante das competições europeias nesta temporada. Há sete anos, o time estava na quarta divisão de um país de pouca tradição no futebol. Nesta quinta-feira (23/11), conseguiu a classificação para o mata-mata da Liga Europa com uma rodada de antecedência. 

A classificação foi conquistada após a vitória por 2 x 0 sobre o Zorya Luhansk, da Ucrânia. Um dos gols foi marcado pelo iraniano Saman Goddos, que marcou uma obra-prima. Ele recebeu uma oportunidade na última data Fifa e tem chances de ser convocado para a Copa do Mundo da Rússia, no ano que vem.
 
 
Além do Zorya e do Östersunds, o Grupo J também tem a presença do Athletic Bilbao, da Espanha, e do Hertha Berlim, da Alemanha. Os dois times têm bastante tradição no continente.

A campanha europeia do Östersunds é heroica desde o início. O time teve de enfrentar três fases prévias para conseguir uma vaga na fase de grupos e, no caminho, derrotou equipes com coeficiente maior. O auge foi a vitória sobre o Galatasaray, da Turquia, por 3 x 1 no placar agregado. O time também eliminou o Fola Esch (Luxemburgo) e o PAOK (Grécia).

A próxima missão no Grupo J será ganhar do Hertha, já eliminado, na última rodada. Assim, seria possível confirmar o primeiro lugar na chave sem depender do outro resultado e, assim, evitar no sorteio times maiores já classificados como líderes de seus grupos, tais como MilanArsenal e Villarreal.

A história do time

O Östersund foi fundado há 20 anos, com a fusão de pequenas equipes de uma cidade conhecida pelos esportes de inverno, como esqui e patinação. O técnico inglês Graham Potter, comandante desde que o time estava na quarta divisão, promove atividades culturais com o elenco. Os atletas precisam escrever livros, fazer exposições ou atuar em peças de teatro.

Robert Henriksson/AFP/Getty Images
O time manda os jogos na Jämtkraft Arena, um campo para 8 mil pessoas inaugurado pela prefeitura local há 10 anos. Segundo a Trivela, os torcedores fizeram um mutirão antes do jogo contra o Zorya para limpar a neve do estádio antes da partida.

No Campeonato Sueco, que é disputado em calendário parecido com o do Brasileirão, de abril a novembro, o Östersund até chegou a frequentar a zona de rebaixamento nesta temporada, mas se recuperou e terminou na quinta posição. 

Tabu de duas décadas

É a primeira vez desde a temporada 1994-95 que um time da Suécia se classifica para o mata-mata de qualquer competição europeia. 

Naquela temporada, o IFK Göteborg ficou em primeiro lugar no Grupo A da Liga dos Campeões, à frente de Barcelona, Manchester United e Galatasaray. No mata-mata, porem, o time caiu para o Bayern de Munique.

O time contava com o goleiro Thomas Ravelli, o zagueiro Pontus Kamark e o meia Stefan Rehn. O treio também liderava a seleção da Suécia que terminou a Copa do Mundo de 1994 na terceira posição, naquela que é considerada por muitos a melhor geração da história do país.