Futebol Nacional

TAÇA RIO

Com gols de cabeça e decisão nos pênaltis, Flu bate o Fla e adia decisão do Carioca

Gilberto e Pedro marcaram no tempo normal e Muriel pegou a cobrança de pênalti de Rafinha

postado em 08/07/2020 23:32 / atualizado em 09/07/2020 00:07

(Foto: Reprodução / Fluminense)
A final da Taça Rio (8/7), que começou muito antes dos jogadores entrarem em campo, foi um jogo muito disputado e com um tempo para cada lado. Os primeiros 45 foram de amplo domínio tricolor, enquanto a última etapa foi de supremacia rubro-negra. Em dois lances aéreos Gilberto e Pedro deixaram seus gols para empatar o placar em 1-1 e levar o duelo aos pênaltis. Nas disputas penais Muriel pegou a última cobrança de Rafinha e levou o tricolor até a final. 

O primeiro tempo foi de amplo domínio dos comandados de Odair Hellmann. O tricolor fez uma marcação muito forte no meio campo rubro-negro e jogou por uma bola. E achou com Gilberto de cabeça para abrir o placar. Enquanto o Fla não conseguiu trocar passes rápidos para ameaçar o gol defendido por Muriel e fez um dos piores 45 minutos sob o comando de Jorge Jesus.

A segunda etapa começou diferente. O rubro-negro voltou ligado na partida e forçando bolas pelo lado direito da defesa tricolor, em cima de Gilberto. O Flu, por sua vez, não conseguia produzir ofensivamente e apenas marcava o rubro-negro. Até que Pedro, ex-atacante tricolor, fez a lei do ex acontecer. Anotou, também de cabeça, para empatar o duelo. 

Fla dominava o duelo que se encaminhou para a disputa de pênaltis. Em disputa apertada, o Flu acabou levando a melhor na última cobrança e chega até a final contra o próprio Flamengo.


O jogo

Apesar do favoritismo, o Flamengo não teve seu melhor começo. O tricolor carioca conseguiu conter o ímpeto rubro-negro e ainda teve boas chances na parte ofensiva. Em falta lateral, Nenê colocou na área e após dividida, Gilberto entrou sozinho na pequena área e deu um peixinho para boa defesa de Diego Alves. 

A primeira chegada do Fla foi apenas aos 28 minutos. Após duas divididas da zaga tricolor, Arrascaeta saiu sozinho na entrada da área e bateu para fora. Nove minutos depois, o time de laranjeiras chegou em outra falta lateral e dessa vez balançou o barbante. Mais uma vez Nenê alçou na área, Marcos Paulo desviou e Gilberto ganhou da defesa para abrir o placar no clássico.

Aos 41, Filipe Luís deu um carrinho perigoso em Yago e recebeu amarelo. Os times desceram para o vestiário com sangue quente. Rafinha saiu esbravejando e correu para o alojamento rubro-negro. 

No início do segundo tempo, o Fla voltou mais atento e conseguiu colocar o Flu para jogar dentro do seu campo. Aos 20, Filipe Luís acertou um cruzamento na cabeça de Gerson que finalizou pra fora. Em outra oportunidade o lateral esquerdo da Seleção achou Pedro. O ex centroavante do Flu não desperdiçou e venceu Muriel. Em outro avanço do Fla, um cruzamento da direita achou Bruno Henrique sozinho que achou uma cabeçada, mas Hudson tirou em cima da linha. 

O duelo se arrastou até os 49 e o duelo foi para as decisões penais. 

Pênaltis 
Fluminense: Nene - gol / Dodi - perdeu / Hudson - gol / Michel Araújo - perdeu / Pacheco - gol
Flamengo: Gabigol - gol / Willian Arão - perdeu / Léo Pereira - perdeu / Pedro - gol / Rafinha - perdeu

Entenda o que rolou antes do clássico

Guerras judiciais envolveram o Fla durante um bom período. Ainda em 16 de janeiro o clube anunciou que não chegou a um acordo com a Globo para a transmissão dos jogos do Carioca. Após o início do torneio começou a disputa para transmitir as partidas em seu canal oficial: FLATV. Um duelo contra a Rede Globo, detentora dos direitos. O Fla, através de uma medida provisória, conseguiu quebrar a exclusividade e transmitir as partidas em que era mandante. 

Para a final da Taça Rio o mando de campo foi sorteado e o tricolor levou a `vantagem`. Com isso, o Flu poderia transmitir em seu canal oficial: FLUTV. Mas o Fla, em uma tentativa de conseguir visualizações e inscritos para seu canal tentou negociar com o tricolor para também passar o jogo. No entanto, o flu negou. Já no dia da partida, a procuradoria do TJD-RJ moveu uma ação para o rubro-negro também passar imagens da partida. 

Apesar de ter o direito, o Fla soltou uma nota oficial dizendo que transmitiria apenas o aúdio da partida. 30 minutos antes do início do jogo o STJD derrubou a liminar do TJD e garantiu ao Flu a transmissão exclusiva da partida. 

Ficha técnica: Fluminense x Flamengo
Decisão da Taça Rio 2020
8 de julho de 2020 (21h30)
Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Fluminense: Muriel; Gilberto (Michel Araújo), Nino, Ferraz, Egídio; Hudson, Yago Felipe (Yuri), Dodi, Nenê, Marcos Paulo (Caio Paulista), Evanílson (Fernando Pacheco); 
Técnico: Odair Hellmann
Amarelos: Nenê (21’); Gilberto (01’’)
Gol: Gilberto (40")

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Diego), Arrascaeta (Pedro), Everton Ribeiro (Michael); Bruno Henrique (Vitinho), Gabriel Barbosa. Técnico: Jorge Jesus
Amarelos: Léo Pereira (36’); Filipe Luís (41’); Rafinha (14’’)
Gol: Pedro (31'')