Velocidade

FÓRMULA 1

Fórmula 1 terá temporada de transição em 2020, com Mercedes e Hamilton favoritos

Superesportes analisa o cenário para as equipes e os pilotos da temporada, que inicia daqui a dois finais de semana, em Melbourne na Austrália

postado em 02/03/2020 13:02 / atualizado em 02/03/2020 13:42

(Foto: Divulgação / Fórmula 1)
Março chegou e, com ele, a volta da Fórmula 1 para o alívio dos fãs mais ansiosos. No próximo dia 15, as dez equipes e seus vinte pilotos farão a largada da temporada que já é apontada como uma das mais importantes na história da principal categoria do automobilismo mundial. De fato, não faltam indícios para isso.

Será o último ano de transição para o novo regulamento de 2021, aprovado após inúmeras discussões e acordos, com a adoção de um teto orçamentário, fundamental para nivelar o nível no grid. Além disso, 14 pilotos têm contrato expirando no fim do ano, o que deve esquentar também os bastidores e os jogos políticos da Fórmula 1.

Mas os motores já estão devidamente aquecidos. Todos os carros foram apresentados nas duas baterias de testes realizadas em fevereiro, no circuito de Barcelona, na Espanha, trazendo as primeiras impressões de quem deve brigar pelo título, ou apenas brigará pelo meio de tabela - que muitos chamam de Fórmula 1 B.

Favoritos, e muito!

Atual hexacampeã, na maior sequência de títulos de construtores da F1, a Mercedes corre com folga para ampliar o recorde. Se não fosse o bastante ter o motor mais robusto da era dos compostos híbridos, a equipe ainda apresentou o sistema DAS - Dual Axis Steering (Direção de Duplo Eixo, em português), que permite a alteração da inclinação das rodas com o carro em movimento, suficiente para aperfeiçoar os tempos de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton.

O piloto inglês, inclusive, é o grande favorito para se tornar o maior vitorioso da Fórmula 1, igualando em títulos porém superando em recorde de vitórias o alemão Michael Schumacher.

Jejum da Ferrari 

Entre as grandes desafiantes, a Ferrari é a maior vencedora da história, com 15 títulos de construtores. Porém a escuderia italiana atravessa seu pior jejum, em doze anos sem o título por equipes. E o cenário para 2020 não é dos melhores. Além de aprimorar o desenvolvimento do carro, a equipe ainda terá de lidar com a disputa interna dos pilotos Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, e o jovem talentoso Charles Leclerc, que rendeu lances acalorados nas pistas, sobretudo o toque no último GP de Interlagos.

Emergentes Red Bull e Racing Point

Já a austríaca Red Bull vem em ascensão, em parte pela parceria com os motores da Honda, que voltaram a demonstrar bom desempenho. A equipe aposta nos jovens Max Verstappen, apontado como o grande sucessor de Hamilton na categoria, e o tailandês Alex Albon, que teve um bom desempenho na segunda metade de 2019 superando o companheiro de equipe em pontos.
 
Abrindo o segundo pelotão, como surpresa nos testes de Barcelona, a Racing Point cresceu em patrocínios e no desenvolvimento do carro com o motor Mercedes, com tempos surpreendentes, sobretudo pelo piloto mexicano Sergio Pérez, porém precisa lidar com o canadense Lance Stroll, filho de um dos grandes acionistas da equipe, Lawrence Stroll.

McLaren x Renault

Tentando voltar a competir pelos títulos, as históricas McLaren e Renault vivem momentos opostos após 2019. A inglesa voltou a correr bem, com o cobiçado Carlos Sainz, pódio no Brasil, e o jovem Lando Norris. Já os franceses da Renault, que não tiveram um ano bom em 2019, manteve o australiano Ricciardo e trocou o alemão Hulkenberg pelo jovem promissor Ocon. Ambos podem render bons resultados - se o motor ajudar.

"Série B" da F1

A americana Haas e a italiana Alfa Romeo brigam para também alcançar um posto de destaque no segundo pelotão, mas é a Alpha Tauri (repaginação da Toro Rosso, da Red Bull) que está mais próxima de alcançar o feito. Já a Williams, tradicional equipe da Fórmula 1 de títulos memoráveis, pena para voltar a ser minimamente competitiva, diferentemente dos últimos anos. Desta vez, ao menos, entregaram o carro a tempo para os testes da pré-temporada.

Equipes/Pilotos/País/Fim do contrato

Mercedes (Alemanha)
44 - Lewis Hamilton (Grã-Bretanha) - 2020 
77 - Valteri Bottas (Finlândia) - 2020

Ferrari (Itália)
5 - Sebastian Vettel (Alemanha) - 2020
16 - Charles Leclerc (Mônaco) - 2024

Red Bull (Áustria)
33 - Max Verstappen (Holanda) - 2023
23 - Alex Albon (Tailândia) - 2020

McLaren (Inglaterra)
55 - Carlos Sainz (Espanha) - 2020
4 - Lando Norris (Inglaterra) - 2022

Renault (França)
3 - Daniel Ricciardo (Austrália) - 2020
31 - Esteban Ocon (França) - 2021*

Alpha Tauri (Itália)
10 - Pierre Gasly (França) - 2020
26 - Daniil Kvyat (Rússia) - 2020

Racing Point (Inglaterra)
18 - Lance Stroll (Canadá) - 2020
11 - Sergio Pérez (México) - 2022

Alfa Romeo (Suíça)
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia) - 2020
99 - Antonio Giovinazzi (Itália) - 2020

Haas (Estados Unidos)
20 - Kevin Magnussen (Dinamarca) - 2020
8 - Romain Grosjean (França) - 2020

Williams (Inglaterra)
63 - George Russell (Inglaterra) - 2021
40 - Nicholas Latifi (Canadá)* - 2020

* Novos pilotos 

Calendário de Grandes Prêmios

15/MAR - Austrália / Melbourne
22/MAR - Barein / Sakhir
05/ABR - Vietnã / Hanói*
19/ABR - China / Xangai**
03/MAI - Holanda / Zandvoort
10/MAI - Espanha / Barcelona
24/MAI - Mônaco / Monte Carlo
07/JUN - Azerbaijão / Baku
14/JUN - Canadá / Montreal
28/JUN - França / Paul Ricard
02/AGO - Hungria / Red Bull Ring
30/AGO - Bélgica / Spa-Francorchamps
06/SET - Itália / Monza
20/SET - Singapura / Marina Bay
27/SET - Rússia / Sochi
11/OUT - Japão / Suzuka
25/OUT - EUA / Austin
01/NOV - México / Cidade do México
15/NOV - Brasil / Iterlagos
29/NOV - Abu Dhabi / Yas Marina

* Novos circuitos da temporada
** Ainda indefinida a realização, em decorrência da epidemia pelo coronavirus COVID-19