Basquete

NBA

Com novo formato e em bolha na Disney: NBA se reinventa para fechar temporada afetada por pandemia

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o número de partidas foi reduzido e equipes terão entre 71 e 75 jogos

postado em 30/07/2020 13:23 / atualizado em 30/07/2020 13:58

(Foto: Divulgação/NBA)
Quando a bola laranja subir para a partida entre New Orleans Pelicans e Utah Jazz será encerrado o período de 140 dias sem jogos oficiais na maior liga norte-americana de basquete. Interrompido no dia 12 de março, após o pivô francês Rudy Gobert testar positivo para a Covid-19, o basquete mais famoso do mundo retornará para encerrar a temporada 2019/2020 com muitas mudanças. 

Devido às medidas de prevenção ao novo coronavírus adotados pela NBA e a parada necessária para a reestruturação da disputa, o campeonato deste ano terá uma diminuição significativa do número de jogos - as equipes terão entre 71 e 75 das 82 partidas da temporada regular, que acontecerão sem público em um complexo de resorts na cidade de Orlando, na Flórida. Portanto, a partir do dia 30, cada equipe fará oito jogos nesta parte final buscando se classificar entre os oito melhores de cada conferência.

Bolha da Disney

Para que o retorno dos jogos da NBA se materializasse foi necessário um esforço financeiro da parte da liga que gira em torno de 150 milhões de dólares. Este dinheiro foi investido em três arenas (The Arena, Field House e Athletic Center) no complexo Walt Disney World, em Orlando. Dessa forma, desde o dia 7 de julho, jogadores e comissões técnicas das 22 franquias convidadas estão confinados nesta "Bolha". 

Após a realização dos primeiros testes, as equipes iniciaram os treinamentos na casa da NBA para o fim da atual temporada no dia 9 e, no último dia 22, teve início uma série de amistosos de intertemporada que serviram de testes para as partidas, que durou até ontem. 

Quanto a rotina de testagens, jogadores e staff do 22 times serão avaliados diariamente com exames de detecção para a Covid-19. Caso haja a necessidade de sair de dentro da bolha - as exceções abertas foram para adoecimento ou falecimento de familiares e nascimento de filhos - só poderá retornar a ela após um período de quarentena entre 10 e 14 dias. Além disso, a Liga planeja colocar um "anel inteligente" que detecta os sintomas da doença em cada um dos atletas. Por isso, os times que são formados por 15 profissionais, levaram até dois reservas para que haja a substituição em caso de qualquer eventualidade.

Novo formato

Das 30 franquias envolvidas na disputa da NBA, apenas 22 foram convidadas a participar do restante do torneio, sendo elas aquelas que ainda possuem chances de se classificar aos Playoffs. São 13 equipes da Conferência Oeste (foram excluídos Golden State Warriors e Minnesota Timberwolves) e nove do Leste (ficaram fora Charlotte Hornets, Chicago Bulls, New York Knicks, Detroit Pistons, Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers).  

Assim, cada uma das equipes participará de oito partidas entre os dias 30 de julho e 14 de agosto e, ao fim desta retomada, os oito melhores de cada conferência iram se enfrentar nas habituais rodadas dos Playoffs. 

Neste ano, haverá também uma espécie de repescagem caso o oitavo colocado fique a menos de quatro vitórias de diferença do nono. Assim, em dois jogos, que serão realizados nos dias 15 e 16 de agosto, sendo necessário duas vitórias do pior classificado, o nono classificado de uma conferência poderá jogar as partidas decisivas da NBA.

Nas quartas de final, ocorre o cruzamento do primeiro com o oitavo (ou nono), do segundo com o sétimo, terceiro contra o sexto e, por fim, quarto enfrentando o quinto. Quem vencer passa às semifinais e os vencedores se encontram na final de conferência. As duas franquias campeãs de cada conferência se enfrentam na finalíssima. Vale lembrar que em todas as rodadas o vencedor sai de uma melhor de sete, portanto, quem vencer quatro avança. 

Classificados

Das 16 vagas para os Playoffs, 12 estão preenchidas. Do lado Leste, o Milwaukee Bucks - capitaneados pelo grego Giannis Antetokounmpo e melhor time da primeira fase - lidera com 53 vitórias e 12 derrotas e é seguido por Toronto Raptors, Boston Celtics, Miami Heat, Indiana Pacers e Philadelphia 76ers. Na briga pela últimas duas vagas estão Brooklyn Nets e Orlando Magic, sétimo e oito colocados, respectivamente, e correndo por fora, estão os Washington Wizards. 

No outro extremo, na conferência leste, os dois times de Los Angeles têm dominado. Os Lakers, com LeBron James e Anthony Davis, e os Clippers de Kawhi Leonard ocupam as duas primeiras posições. Também estão classificados os Denver Nuggets, o Utah Jazz, o Oklahoma City Thunder (OKC) e o Houston Rockets. Com duas vagas disponíveis, temos o Dallas Mavericks praticamente classificado com 40 vitórias. Assim, Memphis Grizzlies, Portland Trail Blazers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings, San Antonio Spurs e Pheonix Suns brigam pelo oitavo lugar.
 
(Foto: Divulgação)
 

Prêmios individuais

Além do campeonato que coroa uma franquia como a campeã da maior liga de basquete do mundo, a NBA também premia os principais destaques da temporada regular ao final da corrida de 82 partidas. Em um ano atípico com foi 2020, as regras das premiações também mudaram. Só serão levados em conta para a eleição de melhor jogador (MVP), melhor sexto homem, melhor técnico, novato do ano, jogador defensivo do ano e jogador que mais cresceu, as partidas realizadas até o dia 11 de março.
 
(Foto: Divulgação/NBA)
 

Protagonismo dos atletas

Com um forte sindicato de atletas, que se fez presente durante as decisões para a retomada, os jogadores conseguiram deixar uma brecha para que aqueles que não se sentissem seguros em retornar ao esporte neste cenário de pandemia, assim o fizessem. Como foi o caso do armador Kyrie Irving, jogador do Brooklyn Nets e um dos líderes do movimento que defende o não retorno da liga. 

Além dele, não deverão voltar o ala-pivô Davis Bertans (Wizards), os alas Trevor Ariza (Blazers), Thabo Sefolosha (Rockets) e Wilson Chandler (Nets), os pivôs DeAndre Jordan (Nets) e Willie Cauley-stein (Mavericks) e o ala-armador Avery Bradley (Lakers).

Os jogadores que não retornaram aos jogos não sofrerão sanções por parte das franquias e da Liga. A única consequência será o não-pagamento do seu salário durante o período em que não participar das partidas. 

Adeus de uma lenda

A retomada da temporada 2020 também será marcada por um adeus melancólico. Único jogador a entrar em quadra em quatro décadas diferentes na NBA (1990, 2000, 2010 e 2020), o "Interminável" Vince Carter anunciou sua aposentadoria após saber que o Atlanta não jogaria mais em 2020, pois ficou fora da zona de disputa das vagas aos  Playoffs. Aos 42 anos, o "Vinsanity", como ficou conhecido devido às suas performances nos torneios de enterradas e encerrou sua participação na Liga com 22 temporada disputadas, recorde absoluto até o momento. Seu último jogo foi contra os New York Knicks, no dia 11 de março. 
 
(Foto: Divulgação )
 
 
Jogos do retorno
Confira a lista dos primeiros jogos da sequência temporada:

Quinta-feira (30/07)
Utah Jazz x New Orleans Pelicans
Los Angeles Clippers x Los Angeles Lakers

Sexta-feira (31/07)
Orlando Magic x Brooklyn Nets
Memphis Grizzlies x Portland Trail Blazers
Phoenix Suns x Washington Wizards
Boston Celtics x Milwaukee Bucks
Sacramento Kings x San Antonio Spurs
Houston Rockets x Dallas Mavericks

Sábado (01/08)
Miami Heat x Denver Nuggets
Utah Jazz x Oklahoma City Thunder
New Orleans Pelicans x Los Angeles Clippers
Philadelphia 76ers x Indiana Pacers
Los Angeles Lakers x Toronto Raptors

Domingo (02/8)
Washington Wizards x Brooklyn Nets
Portland Trail Blazers x Boston Celtics
San Antonio Spurs x Memphis Grizzlies
Sacramento Kings x Orlando Magic
Milwaukee Bucks x Houston Rockets
Dallas Mavericks x Phoenix Suns