Copa do Mundo

Dores de Neymar criam clima de suspense na Seleção às vésperas do 2º jogo

Atacante deixa o treino sentindo dores e situação começa a lembrar o drama de Kaká em 2010

Adrian Dennis/AFP

São Petersburgo — Como se não bastasse ter Cássio, Fágner, Renato Augusto, Tite, Cléber Xavier, Edu Gaspar, Fernando Lázaro e Matheus Bachi, a Seleção fará check-in no Corinthia (isso mesmo, sem o “n”e o “s”), hoje, às 23h30 (17h30 de Brasília). A luxuosa acomodação cinco estrelas, localizada em Nevsky Prospect, na avenida principal da cidade-sede do jogo de sexta-feira contra a Costa Rica, foi cenário do filme Meia-noite em São Petersburgo (1996), estrelado por Michael Caine e Harry Palmer. Na época, o espaço chamava-se Nevsky Palace Hotel. A rede que receberá o Brasil é um dos patrocinadores do time Zenit São Petersburgo.

Por falar em filme, a Seleção Brasileira desembarcará em São Petersburgo com um suspense. No treino de ontem, ainda em Sochi, no sul da Rússia, Neymar sentiu dores ainda no aquecimento, durante uma brincadeira de bobinho, e deixou o treino. Depois do empate por 1 x 1 na estreia, contra a Suíça, o atacante passou mancando na zona mista — espaço para o contato com a imprensa —, mas amenizou o incômodo causado por uma dividida de bola com o lateral-direito Lichtesteiner. “Foi uma pancada que levei no jogo, mas não é nada preocupante. Dói só um pouco”.

Ontem, após a saída de Neymar do treino, o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, tentou mostrar tranquilidade. “Neymar se queixou de dores no tornozelo, em decorrência do número de faltas sofridas contra a Suíça. Como o treino era regenerativo para os titulares, foi encaminhado para a fisioterapia. Fica lá hoje (terça-feira) e amanhã (quarta-feira) de manhã, e treina amanhã (quarta-feira) à tarde”,  explicou.

Recém-recuperado de uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito, que o afastou de praticamente metade da temporada do Paris Saint-Germain, Neymar foi caçado em campo pela Suíça, no domingo. Recebeu 10 faltas, uma a menos do que o inglês Alan Shearer, recordista nos últimos 20 anos de Copa do Mundo. Em 1998, ele sofreu 11 contra a Tunísia.

Na entrevista coletiva da véspera do jogo, o técnico Tite deixou claro que Neymar não está 100%. A expectativa era de que ele atingisse o ápice nas oitavas de final. Agora, a situação do atacante começa a lembrar o drama vivido por Kaká na Copa de 2010. Na época, o camisa 10 de Dunga jogou no sacrifício. O médico belga Marc Martens, responsável pela cirurgia no joelho do jogador eleito melhor do mundo em 2007, revelou que Kaká começou a jogar com um incômodo e terminou o Mundial da África do Sul sentindo dores insuportáveis.

Durante a pré-temporada da Copa, Neymar entrou no segundo tempo e comandou a vitória sobre a Croácia, em Liverpool. Fez o primeiro gol da vitória por 2 x 0. No último amistoso antes da estreia, voltou a deixar o dele. Quando parecia que o camisa 10 estava pronto para a estreia, mostrou insegurança no empate com a Suíça. Quando se apresentou à Seleção, o próprio jogador assumiu que precisava vencer o medo.

 

10
Quantidade de faltas recebidas por Neymar contra a Suíça, uma a menos do que o recorde do inglês Alan Shearer, na Copa de 1998 

 

Fantasmas
Neymar coleciona traumas na carreira. Deu adeus à Copa de 2014 nas quartas de final depois de sofrer uma falta duríssima do colombiano Zúñiga. No ano seguinte, foi banido da Copa América do Chile por indisciplina. Na temporada passada, ficou fora da partida de volta das oitavas de final contra o Real Madrid porque machucou o pé em um jogo pelo Campeonato Francês. A contusão afastou o jogador da temporada e o levou à mesa de cirurgia para operar o quinto metatarso.

Se Neymar não tiver condição de jogo, o substituto natural é Douglas Costa, mas Tite tem variáveis. Na vitória por 1 x 0 sobre a Alemanha, em Berlim, usou três volantes — Casemiro, Fernandinho e Paulinho — e o trio formado pelos meias Philippe Coutinho e Willian e o homem de referência Gabriel Jesus. No treino de ontem, o treinador comandou cruzamentos, finalizações e campo reduzido.

 

“Neymar se queixou de dores no tornozelo, em decorrência do número de faltas sofridas contra a Suíça. Como o treino era regenerativo para os titulares, foi encaminhado para a fisioterapia”
Rodrigo Lasmar, médico da Seleção