Rio de Janeiro - A pintura da Gávea tem as cores vermelha e preta por toda parte. É regra, literalmente. No clube, nada de tons grená ou verde. Em 2014, uma exceção bem especial, com o laranja presente. Como aconteceu com Alemanha (sul da Bahia) e Inglaterra (Urca, também no Rio), a seleção da Holanda bancou uma reforma para estruturar o seu próprio local de treinamento durante o Mundial de 2014.
Gramado novo, espaços customizados e infraestrutura para a imprensa. Tudo para que o time de Van Persie e Robben se sinta em "casa" - o que já vem ocorrendo em Ipanema, onde o grupo está hospedado. É verdade que não chega perto da adaptação feita pelos ingleses na Escola de Educação Física do Exército, mas, ainda assim, é uma boa estrutura de trabalho, para jogadores em jornalistas.
Placas de sinalização da Gávea também personalizadas para o time de Van Gaal
A maior benfeitoria na estrutura do Fla, foi, sem dúvida alguma, no gramado. Até então em péssimo estado, nem mesmo o time principal do rubro-negro treinava no piso acidentado. Era preciso percorrer 30 quilômetros até o Ninho do Urubu, o centro de treinamento em Vargem Grande. A reforma foi bancada pela própria federação holandesa, que entrou em contato com a direção do Mengo em outubro de 2013 - e cujo valores não foram revelados. A Greenleaf, a empresa responsável pelo gramado do tipo bermuda, com dimensões 105m x 68m, foi a mesma que trabalhou na Arena Pernambuco, no Maracanã ena Granja Comary.
Jornalistas holandeses tem uma ótima estrutura no CT do Flamengo para enviar as matérias
Em um restaurante na sede do clube carioca, a poucos metros do campo, o ambiente foi adaptado para tornar-se um centro de mídia, climatizado e com internet em banda larga à disposição dos jornalistas. Funciona até duas horas após o fim do treino diário. Dentro, símbolos da seleção, como atletas convocados e distintivos. Entre o centro de mídia e o campo, há a antiga Praça Carlinhos, em homenagem ao técnico campeão brasileiro em 1992 e três vezes campeão estadual, agora toda laranja e rebatizada momentaneamente de "Carlinhos Square", segundo os painéis indicativos instalados pela Holanda.
Com a classificação antecipada da equipe às oitavas de final, a Gávea deve permanecer mais algumas semanas na cor laranja.
Gramado da Gávea recebeu tratamento especial para receber a seleção da Holanda