COPA

Sede do Flamengo ganha o tom laranja

Clube está adaptado à Holanda, que bancou um novo campo no local

postado em 19/06/2014 14:08 / atualizado em 19/06/2014 18:15

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Cassio Zirpoli
Enviado especial

Rio de Janeiro - A pintura da Gávea tem as cores vermelha e preta por toda parte. É regra, literalmente. No clube, nada de tons grená ou verde. Em 2014, uma exceção bem especial, com o laranja presente. Como aconteceu com Alemanha (sul da Bahia) e Inglaterra (Urca, também no Rio), a seleção da Holanda bancou uma reforma para estruturar o seu próprio local de treinamento durante o Mundial de 2014.

Gramado novo, espaços customizados e infraestrutura para a imprensa. Tudo para que o time de Van Persie e Robben se sinta em "casa" - o que já vem ocorrendo em Ipanema, onde o grupo está hospedado. É verdade que não chega perto da adaptação feita pelos ingleses na Escola de Educação Física do Exército, mas, ainda assim, é uma boa estrutura de trabalho, para jogadores em jornalistas.

 

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press
A maior benfeitoria na estrutura do Fla, foi, sem dúvida alguma, no gramado. Até então em péssimo estado, nem mesmo o time principal do rubro-negro treinava no piso acidentado. Era preciso percorrer 30 quilômetros até o Ninho do Urubu, o centro de treinamento em Vargem Grande. A reforma foi bancada pela própria federação holandesa, que entrou em contato com a direção do Mengo em outubro de 2013 - e cujo valores não foram revelados. A Greenleaf, a empresa responsável pelo gramado do tipo bermuda, com dimensões 105m x 68m, foi a mesma que trabalhou na Arena Pernambuco, no Maracanã ena Granja Comary.

 

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Em um restaurante na sede do clube carioca, a poucos metros do campo, o ambiente foi adaptado para tornar-se um centro de mídia, climatizado e com internet em banda larga à disposição dos jornalistas. Funciona até duas horas após o fim do treino diário. Dentro, símbolos da seleção, como atletas convocados e distintivos. Entre o centro de mídia e o campo, há a antiga Praça Carlinhos, em homenagem ao técnico campeão brasileiro em 1992 e três vezes campeão estadual, agora toda laranja e rebatizada momentaneamente de "Carlinhos Square", segundo os painéis indicativos instalados pela Holanda.

Com a classificação antecipada da equipe às oitavas de final, a Gávea deve permanecer mais algumas semanas na cor laranja.

Cassio Zirpoli/DP/D.A Press