FESTA

Fan Fest do Recife "cai nas graças" do público

Evento tem cara de balada e reúne quem quer ver futebol e quem deseja curtir festa

postado em 23/06/2014 21:33 / atualizado em 23/06/2014 21:36

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario , Thaís Lima /Especial para o Diario

Carolina Fonsêca/Esp DP/D.A Press

A Copa do Mundo atrai, por si só, um público que não costuma acompanhar futebol durante os quatro anos que separam uma edição da outra. Mas, quando o ano do Mundial chega, até os menos familiarizados com o esporte se tornam torcedores fervorosos e ser o país anfitrião intensifica este sentimento nos brasileiros. Reunir os amigos e familiares para assistir às partidas é quase uma regra e nas 12 cidades-sede do evento há uma opção a mais para acompanhar os jogos: o Fifa Fan Fest, que, no Recife, fica no Cais da Alfandega e conta com um telão de 80m² e um público formado pelos mais diversos perfis.

No início da Copa, os torcedores compareciam timidamente ao Fan Fest. O primeiro jogo do Brasil reuniu cerca de 5 mil pessoas e a presença do público foi aumentando com o passar dos jogos. Quem trabalha nos arredores do Cais aproveita o horário de almoço pra ver futebol. Nos fins de semana e no feriado, o evento se tornou atração na cidade e quase todas as partidas tiveram grande número de presentes. O Fan Fest se tornou uma balada temporária. A confraternização entre as nações fica evidente quando brasileiros e turistas dos mais diversos paises estão juntos, “todos no mesmo ritmo”, curtindo o futebol e a festa. Os jogos do Brasil batem recorde de audiência no local e não foi diferente nesta segunda-feira.

 

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_139872309667/2014/06/23/41/20140623194212874235u.jpg', 'id_content': 2800340L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/especiais/copa-do-mundo-2014/2014/06/23/interna-galeria,41/fan-fest-do-recife-lotada-para-acompanhar-camaroes-x-brasil.shtml', 'titulo_destaque': 'Fan Fest do Recife lotada para acompanhar Camar\xf5es x Brasil', 'id_pk': 41L, 'id_conteudo': 2800340L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fan Fest do Recife lotada para acompanhar Camar\xf5es x Brasil', 'id_treeapp': 630, 'descricao_destaque': 'Apesar do tempo nublado e amea\xe7a de chuva, pernambucanos e estrangeiros tomaram o Cais da Alf\xe2ndega para assistir a \xfaltima rodada do Grupo A', 'schema': 'foto_139872309667'}

 

As amigas Elizandra Santos, Aline Silva e Ana Kelly Soares não costumam acompanhar jogos de futebol, mas na época do Mundial, assim como muitos brasileiros, elas vestem a camisa da Seleção. Perguntadas sobre em qual posição David Luiz joga, as três ficaram em dúvida. “Sei nem quem é esse”, respondeu uma delas sem pensar duas vezes. Do lado masculino, o estudante Alfredo Marins, 19 anos, se mostrou pouco empolgado com a Copa em si e revelou que estava no Cais da Alfândega a convite de uma amiga, que também só acompanha futebol na época do Mundial. Alfredo, assim como muitas outras pessoas presentes na Fan Fest do Recife, só estava ali para curtir o clima da festa.

A superficialidade na relação com o futebol não é um “privilégio” apenas dos brasileiros. A austríaca Elle Hauzenberger visita o Brasil pela primeira vez, veio por causa da Copa. Vestida de verde e amarelo dos pés à cabeça, a turista confessou que não acompanha o esporte, mas que estava adorando a festa. “Minha torcida é para o Brasil porque é o país anfitrião da Copa. Estou gostando bastante da Fan Fest, as pessoas se divertem e ainda assistimos a vários jogos”, contou.

É claro que os grandes fãs da modalidade também marcam presença. Para muitos, reunir festa, amigos, turistas e futebol no mesmo lugar é uma experiência especial. Hugo Saldanha, 21, torcedor do Sport, acompanha futebol nacional e internacional. “Sou super viciado”, confessa. “A Copa do Mundo é a principal competição, todo mundo acompanha”. Hugo escolheu o Cais da Alfandega como a sua sede oficial do Mundial de 2014. Está lá quase todos os dias. “Estou acompanhando aqui há alguns dias. Venho para a Fan Fest por causa da interação internacional com os outros torcedores. É muito bom ter esse tipo de contato”, adicionou.

Thaís Lima/Esp DP/D.A. Press