FINAL

Provocação argentina e apoio brasileiro aos alemães no entorno do Maracanã

Clima nos arredores do estádio dá a ideia da divisão das torcidas

postado em 13/07/2014 13:58 / atualizado em 13/07/2014 14:13

João de Andrade Neto /Superesportes

João de Andrade Neto/DP/D.A Press
João de Andrade Neto
Enviado Especial

Rio de Janeiro - De um lado os argentinos, com suas cantorias e músicas provocativas aos brasileiros. Do outro, os alemães, um pouco mais tímidos. Mas com o apoio dos brasileiros. O ambiente do lado de fora do Maracanã é uma prévia do que deve acontecer nas cadeiras do estádio para a final entre Alemanha e Argentina. Tudo, porém, em clima de paz.

Morando no Brasil há apenas um anos, mas com um português fluente, a alemã Elke Dambeck foi a final com amigos germânicos, carregando uma bandeira onde mostrava o otimismo no título. Nela, estão os anos de 1954, 1974, 1990 referentes aos três títulos do país, além de 2014. Por enquanto, um desejo.

João de Andrade Neto/DP/D.A Press
“Sabia dessa rivalidade entre Brasil e Argentina, mas não esperava todo esse apoio e carinho dos brasileiros. Acho que seremos maioria no estádio”, afirmou Elke.

Afirmação confirmada por um grupo de brasileiros que passavam próximo ao local. “Compramos apenas o ingresso da final. Tínhamos a esperança que a seleção chegasse até aqui, mas infelizmente não deu. Mas o que vale é a festa”, disse a paulista Marlene Soares, que veio com um grupo de amigos direto de Jundiaí, no interior de São Paulo. “Já perdemos a Copa, levamos de 7 a 1. Um título da Argentina no Maracanã seria demais”, completou o amigo Luciano Guedes.

Entre os argentinos, confiança e provocação. Após a reportagem pedir uma foto junto ao grupo de alvicelestes, logo veio a pergunta: “jornalista brasileiro?”. Após a confirmação, imediatamente a mãos espalmadas com o número sete, em referência à goleada sofrida pelo Brasil nas semifinais por 7 a 1 para a Alemanha.