PRÊMIOS

Vice, Lionel Messi leva prêmio de melhor jogador da Copa e mantém "maldição"

Desde Romário, em 1994 um campeão não leva o prêmio de melhor da Copa

postado em 13/07/2014 19:05 / atualizado em 13/07/2014 21:16

Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images

João de Andrade Neto e Cassio Zirpoli
Enviados Especiais

Rio de Janeiro - Ainda não foi dessa vez que a Argentina saiu da fila de títulos mundiais. Mas dessa vez, não há como reclamar do seu principal jogador. Eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, o atacante Lionel Messi foi eleito o Bola de Ouro da Copa do Mundo do Brasil, mesmo com a derrota na final para a Alemanha, por 1 a 0. Talvez, o troféu mais amargo da sua vida.

Com isso, segue a “maldição” da Bola de Ouro. Desde Romário, em 1994, um jogador premiado como o craque da Copa não vence o Mundial. Desde então, Ronaldo, em 1998, Kahn, em 2002, Zidane, em 2006, haviam conquistado o prêmio como vice-campeões. Messi entra nessa lista. Na Copa de 2010, na África do Sul, a honraria coube a Forlán, quarto colocado com o Uruguai.

Além do título, a Alemanha também teve o melhor goleiro da Copa do Mundo do Brasil. Manuel Neuer foi eleito. Assim como Messi, foi ovacionado ao receber a premiação. Diferentemente do presidente da Fifa, Joseph Blatter e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sempre vaiados quando apareciam nos telões do Maracanã.

Premiações
Goleiro - Manuel Neuer (Luva de Ouro)
Lionel Messi (Bola de Ouro)

Thomas Müller (Bola de Prata)

Arjen Robben (Bola de Bronze)

James Rodríguez (Chuteira de Ouro - Artilheiro)

Paul Pogba (Revelação)

Colômbia (Fair Play)