Futebol Nacional

AMÉRICA

Coelho no banco dos réus

postado em 15/09/2014 11:00 / atualizado em 15/09/2014 10:31

Ludymilla Sá /Estado de Minas

Carlos Cruz / EM DA PRESS
Nada é tão ruim que não possa piorar. Pelo menos para o América. Em queda livre na Série B do Campeonato Brasileiro, o Coelho pode parar na lanterna da competição se condenado, hoje, no caso Eduardo. O clube será julgado pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), às 17h, e pode perder 21 pontos pela suposta escalação irregular do jogador na atual temporada.

Na semana passada, a CBF confirmou que Eduardo atuou por três equipes diferentes em competições nacionais, o que, segundo os artigos 49 do Regulamento Geral das Competições (RGC), da própria entidade, e o 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) não é permitido.

Antes de vestir a camisa do Coelho, o lateral-esquerdo passou por Portuguesa, também na Série B, e São Bernardo, na Copa do Brasil. O jogador foi titular no triunfo do América sobre o ABC, ficou no banco de reservas nos triunfos sobre Paraná (1 a 0) e Oeste (3 a 0), e na derrota para o América-RN (1 a 0). Depois de alegar problemas pessoais, ele acertou rescisão de contrato e deixou o clube no fim do mês passado, segundo a diretoria. A denúncia foi feita pelo Joinville e acatada pelo promotor Paulo Schmitt.

MULTA Além da pontuação, o Coelho pode ter de pagar multa de R$ 400 mil. A punição seria referente a todas as partidas com a presença do jogador. Apesar da confirmação da CBF, a cúpula americana nega a irregularidade. O presidente do Conselho de Administração do clube, Marcos Salum, desde que soube da denúncia reforça: “Só o que posso dizer é que o América não tem nenhum jogador irregular. Não vou discutir termos jurídicos. Só digo que o América não tem jogador irregular”.

Ontem pela manhã, os jogadores iniciaram os preparativos para o jogo de amanhã contra o Bragantino, às 19h30, no Independência, pela 23ª rodada da Série B. O time será comandado pelo auxiliar técnico Cláudio Prates, que assume interinamente a vaga deixada por Moacir Júnior, demitido depois da derrota para o Boa (2 a 0), domingo. A intenção da diretoria, que se reuniu com o grupo antes do treino para comunicar a saída de Moacir, é anunciar o novo treinador depois da partida contra a equipe de Bragança Paulista. O atacante Obina retorna de suspensão.