Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em jogo com 'pinturas' e falha bisonha, Atlético perde para o Palmeiras com gol nos acréscimos

Bruno Henrique decretou derrota alvinegra aos 49' do segundo tempo

postado em 22/07/2018 17:57 / atualizado em 22/07/2018 20:52

Bruno Cantini/Atlético

Em jogo movimentado, com dois golaços e falha bisonha do zagueiro Juninho, o Atlético perdeu para o Palmeiras por 3 a 2 na tarde deste domingo. A vitória alviverde no Allianz Parque, em jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi decretada aos 49 minutos do segundo tempo.

O time paulista ficou à frente do marcador em três oportunidades, com gols de Moisés e Bruno Henrique (dois). Os visitantes marcaram com Luan e Yimmi Chará, mas foram punidos no fim, mas uma vez em lance de bola parada - que tem aterrorizado o Atlético no Campeonato Brasileiro. Dos 22 gols sofridos nas 14 rodadas disputadas, 12 foram originados nesse tipo de jogada.


Com o revés, o time alvinegro 'estaciona' nos 23 pontos. A princípio, a terceira posição não foi perdida. O Palmeiras igualou a pontuação do rival deste domingo e subiu para o quarto lugar. 

Atlético e Palmeiras voltam a campo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira. A partir das 19h30, os paulistas enfrentam o Fluminense, no Maracanã. Mais tarde, às 21h, é a vez de o time mineiro entrar em campo no duelo contra o Paraná, no Independência.

Erro que muda o jogo

Com espaço para dominar, passar a bola ou rifá-la para frente, Juninho falhou. O zagueiro, emprestado pelo Palmeiras ao Atlético até o fim do ano, não conseguiu executar nenhuma das opções mais prováveis. O resultado? Moisés aproveitou e não demorou muito para chutar e vencer o goleiro Victor, logo aos 2’ (veja o lance no vídeo abaixo).


O gol no início do jogo empolgou time e torcida do Palmeiras. Tanto é que os donos da casa quase ampliaram três minutos depois. De fora da área, o mesmo Moisés acertou um chutaço no travessão. No rebote, Bruno Henrique finalizou mal e desperdiçou a chance. Alívio para o Atlético, que tentava reequilibrar as forças.

E deu certo. Ao menos num primeiro momento, o time alvinegro recolocou os nervos no lugar e manteve a posse de bola boa parte do primeiro tempo. Mas o Atlético ainda sofria muito com a marcação alta do Palmeiras. Aos 22’, Fábio Santos recuou mal, Juninho não conseguiu dominar, e a bola se ofereceu para Dudu. O atacante tentou encobrir Victor, que desviou e evitou o segundo.

Diante das dificuldades de realizar a transição defesa-ataque, os meio-campistas e até mesmo o atacante Luan voltavam para dar mais qualidade de passe na saída de bola. E as oportunidades na frente começaram a aparecer. Após boa jogada de Chará, Ricardo Oliveira saiu de frente com Weverton. O centroavante tentou o drible, mas foi desarmado pelo goleiro.

No finalzinho do primeiro tempo, o Atlético quase aproveitou recuo errado de Moisés. Na disputa entre Luan e Weverton, melhor para o goleiro palmeirense, que chegou antes e afastou a bola com o pé.

Empate cedo, novo cenário
O Atlético voltou com outra postura no segundo tempo. Além de ter a posse de bola, o time alvinegro conseguia infiltrar na defesa do Palmeiras e criar situações de perigo. Aos 5’, mais uma oportunidade: Matheus Galdezani chutou no canto, e Weverton espalmou. No rebote, Luan apareceu livre na pequena área e empatou: 1 a 1.

O gol do Atlético modificou o cenário do jogo. Atrás no marcador, o Palmeiras passou a ter a bola por mais tempo. A posse, entretanto, não levava a oportunidades. Esse cenário fez com que o técnico Roger Machado colocasse Hyoran no lugar de Gustavo Scarpa, que pouco conseguiu criar do lado esquerdo da defesa alvinegra.

Do outro lado, Thiago Larghi tirou Luan para colocar David Terans. O cenário da partida, entretanto, pouco mudou: o Palmeiras seguia com mais posse na etapa final. E foi numa cobrança de falta que o time paulista desempatou a partida, aos 30’. Bruno Henrique chutou no canto de Victor, a bola bateu no travessão e entrou. Golaço que recolocou o Atlético atrás no marcador.

Mas a desvantagem não ficou muito tempo no placar. Aos 35’, Elias ajeitou para Yimmi Chará. O colombiano bateu de esquerda, no alto, venceu o goleiro Weverton e marcou um belíssimo gol: 2 a 2. E os minutos finais foram agitados. Com o Palmeiras avançado, o Atlético tinha o contra-ataque à disposição. E num lance de bola parada, aos 49', Bruno Henrique deu números finais ao jogo: 3 a 2. Depois do apito final, Matheus Galdezani foi expulso por reclamação.




Palmeiras 3 x 2 Atlético

Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo (Deyverson, aos 37’ do 2ºT) e Bruno Henrique; Gustavo Scarpa (Hyoran, aos 20’ do 2ºT), Moisés e Dudu (Jean, aos 33’ do 2ºT); Willian
Técnico: Roger Machado

Atlético
Victor; Patric, Gabriel, Juninho e Fábio Santos; José Welison, Matheus Galdezani (Lucas Cândido, aos 29’ do 2ºT) e Elias (Tomás Andrade, aos 43’ do 2ºT); Luan (David Terans, aos 23’ do 2ºT), Ricardo Oliveira e Yimmi Chará
Técnico: Thiago Larghi

Gol: Moisés, aos 2’ do 1ºT, e Bruno Henrique, aos 30’ e aos 49' do 2ºT (PAL); Luan, aos 5’ do 2ºT (ATL)
Cartões amarelos: Moisés, aos 3’ do 1ºT, e Edu Dracena, aos 50' do 2ºT (PAL); Luan, aos 6’, Yimmi Chará, aos 35’, e David Terans, aos 48' do 2ºT (ATL)
Cartão vermelho: Matheus Galdezani, após o fim do jogo (ATL)

Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data e horário: domingo, 22 de julho de 2018, às 16h

Público: 29.246 torcedores
Renda: R$ 1.907.270,12

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cléberson do Nascimento Leite (PE)

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo palmeirassp