Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Embalado no Brasileiro, Atlético busca trinca 'fora de casa' contra o Grêmio

Galo venceu os dois duelos que fez como visitante na competição em 2019

postado em 25/05/2019 07:00 / atualizado em 24/05/2019 19:16

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
 
Com quatro vitórias em cinco partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Atlético encara o Grêmio neste sábado, às 19h, em Porto Alegre, em busca do terceiro triunfo consecutivo como visitante na competição nacional. Vice-líder da Série A, o Galo tenta se aproveitar do momento ruim do adversário para conquistar mais um resultado positivo.
 
Enquanto o Galo soma 12 pontos no Campeonato Brasileiro, o Grêmio vive situação inversa. Vice-lanterna, o tricolor ainda não venceu na competição: são dois empates e três derrotas.
 
A última vez em que o Atlético conquistou uma boa sequência de vitórias como visitante no Campeonato Brasileiro foi em 2015. Naquela edição, que o alvinegro terminou com o vice-campeonato, o Galo bateu Avaí (4 a 1), Flamengo (2 a 0), Internacional (3 a 1) e Ponte Preta (2 a 0). 
 
O jogo deste sábado pode servir para o alvinegro acabar com uma escrita negativa. Nos últimos 12 confrontos diante do Grêmio, os mineiros perderam oito, empataram três e venceram apenas um, ainda assim num jogo difícil, com virada improvável por 4 a 3, em 2017, que classificou a equipe para a Sul-Americana. Esse fantasma se acentuou em 2016, quando a equipe perdeu o título da Copa do Brasil para o time do Sul com derrotas por 3 a 1 no Mineirão e empate por 1 a 1 na Arena do Grêmio.
 
Após poupar os titulares na derrota para o Unión La Calera, na última terça-feira, para a Copa Sul-Americana, o Atlético vai ter quase todos os titulares contra o Grêmio. Victor, Fábio Santos, Zé Welison, Luan e Ricardo Oliveira devem voltar ao time titular. Cazares e Geuvânio, que também foram poupados do duelo no Chile, brigam por duas vagas na equipe com Chará. 
 
As ausências serão o zagueiro Réver, que fraturou o nariz na vitória sobre o Flamengo, no último sábado; o volante Elias, suspenso por causa da expulsão contra o rubro-negro; e o lateral Guga, que sentiu um incômodo na coxa esquerda na derrota para o Unión La Calera. Para a vaga de Elias, Jair foi o escolhido para começar a partida.
 
"O Grêmio é forte na Arena em qualquer situação. Eles vão vir para ganhar o jogo, a gente precisa estar muito atento a isso. Nossa intenção é sempre somar pontos, principalmente fora de casa", disse o técnico Rodrigo Santana.
 
Grêmio
 
Recuperado de um problema muscular na coxa, o atacante Diego Tardelli deve ser a novidade gremista para o duelo no final de semana. O atacante pode enfrentar o alvinegro pela primeira vez desde a saída do clube, em 2015.
 
Sem Kannemann e Paulo Miranda, lesionados, o volante Michel seguirá na defesa ao lado de Pedro Geromel. Suspenso, o meia Matheus Henrique fica de fora da partida e será substituído por Thaciano. 
 
GRÊMIO X ATLÉTICO 
 
Grêmio
Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Michel e Capixaba, Maicon, Thaciano (Rômulo), Jean Pyerre e Diego Tardelli, Everton e André
Técnico: Renato Gaúcho
 
Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison; Luan, Jair, Cazares (Geuvânio) e Chará; Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana
 
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: sábado, 25 de maio, às 19h (Brasília)
 
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)