Futebol Nacional

BRASILEIRO FEMININO

Em realidades distintas, Vitória e Sport se enfrentam em 4º clássico a nível nacional

Pernambucanas se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h, no estádio Barbosão

postado em 12/04/2017 09:03 / atualizado em 12/04/2017 10:33

Luciano Abreu/Vitória de Santo Antão // Gabriel Melo/Esp. DP
Na sétima rodada da fase de grupos do Brasileiro Feminino, o primeiro clássico pernambucano. A nível nacional, esta será somente a quarta vez em que as equipes se enfrentam. Pela Copa do Brasil, em 2013, e o Brasileiro, em 2014, a Zona da Mata prevaleceu sobre a capital. Três triunfos do Vitória. Desenhando cenários distintos na competição, Vitória de Santo Antão e Sport se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h, no estádio Barbosão, em Chã Grande. Enquanto as rubro-negras brigam para voltar a figurar na zona de classificação para a próxima fase, as tricolores buscam encaminhar a luta para deixar a lanterna do Grupo 1. 

O Vitória não se encontra em um cenário promissor. Conquistou somente um ponto no torneio e ocupa a última colocação da tabela. Penúltima, considerando a classificação geral. Por esse motivo, conseguir os três pontos é determinante às tricolores. Necessidade reconhecida pelo técnico Beto Coelho.

“Precisamos da primeira vitória a todo custo, mas não vamos sair jogando atrapalhadamente. Jogo se decide nos 90 minutos, e dentro desse tempo vamos criar as chances que precisamos. Esperamos que tenhamos uma defesa mais forte e um ataque rápido. O Sport tem uma equipe muito forte, muito bem montada. Valores individuais muito bons”, analisou.


Com a derrota para o Iranduba na última rodada, o Sport permaneceu na quinta colocação. Com seis pontos, está somente a um do primeiro time na zona de classificação à segunda fase.

Em débito no setor ofensivo, às rubro-negras é a chance de se fazer valer da maior fragilidade do adversário na rodada. Ao lado do São Francisco, da Bahia, as Tabocas são donas da defesa mais vazada da competição, com uma média de 2,6 gols sofridos por jogo. São 16 até o momento. Fato que, no entanto, para o técnico Jonas Urias, não representa uma vantagem para as leoas.


“Quando se trata de um clássico estadual, eu acho que a gente só tem pensar na vitória. Não é pensar em fazer saldo ou que o jogo vai ser tranquilo. Independentemente da colocação na tabela, eu acho que em clássico isso não importante. Provavelmente, a condição do campo não vai ser a melhor por conta das chuvas, que tende deixar o jogo ainda mais truncado, mais disputado. Nós vamos para esse jogo buscando a vitória a qualquer custo, mas não estamos nos dando o luxo de pensar em placar. A vitória já seria de ótimo tamanho para a gente”, explicou.

Times
Para o confronto, a base do time das Tabocas que vem disputando a competição deve ser mantida. Entregue ao departamento médico, a goleira Sílvia ainda não tem previsão de volta aos gramados. A meta tricolor, portanto, permanece sob responsabilidade de Thalya. Na última semana, o Vitória acertou a contratação da goleira Ana Patrícia, que estava no Foz Cataratas, mas ela ainda não estará regularizada para a partida. No elenco, brigará pela vaga debaixo das traves junto com Mayara. 

Já no Sport, pelo menos um retorno. A meia Jayanne volta de lesão, após 20 dias fora dos gramados. Começará, no entanto, no banco de reservas. O desfalque na equipe fica por conta da atacante Ariadina, que já esteve de fora no último jogo, contra o Iranduba, devido a uma torção no pé. Ainda em fase de transição, também não atuará diante do Vitória. Assim, da mesma forma como no último confronto, a vaga no setor ofensivo rubro-negro ao lado de Marcella Hulk deve ser preenchida por Soraya. Com a opção ainda de acionar a argentina Johanna. 
 
Retrospecto a nível nacional

Campeonato Brasileiro 2014
Vitória 3 x 0 Sport - Pela quarta rodada
Nesta edição, o Vitória caiu na segunda fase do torneio, enquanto as rubro-negras, sem pontuar, sequer deixaram a primeira.

Copa do Brasil 2013 - Quartas de final
Vitória 1 x 0 Sport
Sport 0 x 2 Vitória

Com a vitória por 3 a 0 no placar acumulado, o Vitória eliminou o Sport e avançou na competição. Nesta edição do torneio, foi vice-campeão, caindo para o São José na final.

Ficha do Jogo

Vitória
Thalya; Gabi, Bruna, Godoi, Jucelia; Rafaela, Rainy, Paloma, Bruna; Geovana, Roberta. Técnico: Beto Coelho

Sport
Lorena; Amanda, Bruna, Girley, Thamires, Rebeca; Laís, Ingryd; Hulk, Regiane, Soraya. Técnico: Jonas Urias.

Local: Estádio Barbosão, em Chã Grande. Horário: 15h. Árbitro: Giorgio Wilton Macedo dos Santos (PE). Assistentes: Fernando Antonio da Silva Junior (PE) e Charles Rosas Pires (PE). Ingressos: Portões abertos.