Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Fim do Esporte Interativo deixa em xeque Copa do Nordeste; veja repercussão em Pernambuco

Encerramento do canal também deixa dúvidas sobre transmissão da Série C

postado em 09/08/2018 19:38 / atualizado em 09/08/2018 20:08

Reprodução
Com o Esporte Interativo surpreendendo a todos ao anunciar o fim das atividades no fim da manhã desta quinta-feira, abriu-se uma grande interrogação sobre o futuro das competições as quais a tevê por assinatura detém os direitos de transmissão no Brasil. São os casos, por exemplo, da Série C do Campeonato Brasileiro, disputada atualmente pelos pernambucanos Náutico, Salgueiro e Santa Cruz, e da Copa do Nordeste - cujo EI fechou contrato por dez temporadas, entre 2013 e 2022. Com o encerramento da emissora, muitos questionamentos estão no ar, o que deixa os clubes pernambucanos em modo de espera por definições.  

Através de nota oficial, o Esporte Interativo informou que parte da programação vai migrar para os canais TNT e Space, pertencentes ao mesmo grupo. Ainda no cenário de indefinição, é possível que os jogos deste final de semana pela Série C sejam transmitidos apenas em streaming (transmissão pela internet), como já faz há anos com o EI Plus. 

Além da Terceirona, o EI transmite ainda outras 12 competições, como o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a Série D, Copa Verde e a Copa do Nordeste Sub-20, além de sete estaduais do Nordeste (exceção ao Pernambucano e ao Baiano).

Procurado, o presidente do Náutico, Edno Melo, afirmou que o clube iria aguardar um comunicado oficial para o clube e as formalidades do processo para então se posicionar melhor sobre o assim. O presidente rubro-negro, Arnaldo Barros, através da assessoria de imprensa, afirmou que não iria se pronunciar. O mandatário do Santa Cruz, Constantino Júnior, lamentou o fim do canal e deixou transparecer o cenário de incerteza.

“A gente sabia que estava havendo a fusão da Turner, grupo controla o EI, com AT&T, empresa americana. Acabou sendo decidido pelo encerramento do canal, o que é lamentável porque vinham fazendo um belo trabalho de projeção e visibilidade da Copa do Nordeste. É uma questão ruim, em um cenário de incerteza para o torneio do ano que vem. Existem cotas definidas e eles têm lastro agora é mais a questão da transmissão e formatação mesmo. Vamos ter reuniões futuras e conversar sobre a melhor definição”, afirmou o presidente coral.

As cotas aos 20 clubes classificados para o Nordestão 2019 chega a R$ 26,4 milhões. Através de nota, a Liga do Nordeste garantiu que a decisão do grupo Turner de fechar o Esporte Interativo não irá comprometer a premiação aos clubes para o torneio em 2019, que já têm acordos comerciais sacramentados. Inclusive, o sorteio para a definição dos grupos da competição acontecerá normalmente no próximo dia 4 de outubro.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, crítico da organização da Copa do Nordeste e, por conseguinte, da Liga do Nordeste, no que tange à fórmula e o tempo de duração, afirmou que os clubes não sairão prejudicados com o fim da parceria e que vê o momento como uma “oportunidade para reconstruir o torneio” com um novo modelo a ser discutido pelos clubes. 

POSICIONAMENTO OFICIAL DO ESPORTE INTERATIVO

Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.

Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!