Futebol Nacional

SÉRIE A2

Petrolina é campeão da série A2 com sexto acesso de Pedro Manta para a elite estadual

Após três anos sem atividades esportivas, a fera sertaneja vence divisão de acesso e estará de volta ao Campeonato Pernambucano em 2019

postado em 05/11/2018 15:10 / atualizado em 05/11/2018 15:15

Roberto Ramos/DP/D.A Press
Após seis dos seus 20 anos de história amargando estar de fora da elite do futebol Pernambucano, o Petrolina Social Futebol Clube está de volta à série A1 do campeonato local. Ao vencer o Centro Limoeirense pelo placar de 3 a 0, a fera sertaneja garantiu o título invicto da segunda divisão estadual de maneira invicta e além de conseguir o acesso para a principal competição do estado. 

Grande parte dos méritos pelo acesso podem ser atribuídos ao treinador do clube sertanejo, Pedro Manta, que conseguiu seu sexto acesso para a divisão de elite do futebol de Pernambuco. O técnico chegou ao clube em junho deste ano e foi o responsável pelo planejamento de futebol do Petrolina nesta temporada e pela construção do elenco da fera sertaneja. 

“Quando chegamos aqui o clube estava sem disputar competições há três anos. Tivemos que montar toda uma estrutura para termos uma equipe competitiva para a disputa da série A 2. Conseguimos observar os atletas da base e incorporamos 15 deles, depois somamos mais dez jogadores experientes que vieram de clubes como Salgueiro, Central, Juazeirense e América para dar um bom equilíbrio entre experiência e juventude”, colocou Manta.

O treinador afirma que o segredo do sucesso da equipe foi a aplicação dos jogadores, que compraram a ideia de futebol do técnico para a disputa da competição. “Fizemos um grupo forte e que, principalmente, entendeu a nossa leitura de jogo, nosso trabalho e que compraram a nossa ideia. Além disso, nada seria possível se a comissão e a diretoria não estivessem bem afinados para que as coisas fossem bem feitas do jeito que foram”, afirma o técnico da fera sertaneja.

Apesar do sucesso com este título estadual, Pedro Manta não crava sua continuidade no clube do Vale do São Francisco. “Estamos conversando. Vou sentar com a diretoria para definirmos a situação, pois tenho propostas de clubes de Pernambuco e de fora do estado”, 

Caminho para o Título

Para conquistar o tricampeonato da Série A2, no último domingo, o Tigre do Sertão precisou disputar 12 partidas, das quais, venceu oito e empatou quatro. Além de ter o melhor ataque da competição com 18 gols assinalados, a terceira melhor defesa com seis tentos sofridos e o vice-artilheiro do campeonato com 5 gols marcados.

Os destaques do time foram os jogadores mais experientes vindos de outras praças trazidos pelo treinador Pedro Manta. Entre eles estão o volante Douglas, artilheiro do time com 5 gols marcados e o meia Waguinho, de 34 anos, que foi o capitão da equipe e está deixando o clube para jogar o campeonato carioca pelo Macaé. 

“Passamos por algumas adversidades durante a competição, mas conseguimos transpor os obstáculos com competência. A nossa invencibilidade é fruto de muito trabalho e de uma excelente química que se deu na relação entre jogadores, comissão técnica e diretoria”, salientou Manta. “Todas as peças foram essenciais para o nosso sucesso e para esse excelente fim de temporada”, completou. 

Campanha do Campeão

1º de Maio 0 x 1 Petrolina 
Serrano 2 x 2 Petrolina 
Petrolina 1 x 0 Sete de Setembro
Sete de Setembro 0 x 1 Petrolina
Petrolina 2 x 0 Serrano
Petrolina 1 x 0 1º de Maio
Cabense 0 x 1 Petrolina
Petrolina 0 x 0 Cabense
Petrolina 4 x 2 Decisão Bonito
Decisão Bonito 1 x 1 Petrolina
Centro Limoeirense 1 x 1 Petrolina
Petrolina 3 x 0 Centro Limoeirense