Futebol Nacional

COPA DO BRASIL

Sorteio define rivais de Sport, Santa Cruz e Náutico e confirma chance de clássico na 2ª fase

Leão, Timbu e Cobra Coral duelam fora com Tombense, Imperatriz e Sinop-MT, respectivamente; Quarto time de Pernambuco, Central recebe o Ceará

postado em 13/12/2018 20:00 / atualizado em 13/12/2018 21:24

Reprodução/Youtube
O caminho dos times pernambucanos na Copa do Brasil de 2019 foi definido, na noite desta quinta-feira, em sorteio na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Competição fundamental para o orçamento das equipes locais, com pagamento de premiações a cada avanço de fase e que, neste ano, rendeu R$ 50 milhões ao campeão Cruzeiro, Sport, Náutico e Santa Cruz duelam fora de casa com Tombense, Imperatriz e Sinop-MT, respectivamente, na estreia da competição. Já o Central recebe o Ceará, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. 

O caminho do Sport

A primeira fase da Copa do Brasil contém 80 clubes, que foram escolhidos de acordo com o ranking da CBF.  Em seguida, esses times foram divididos em dez chaves também seguindo o critério de posição no histórico da entidade em ordem decrescente. Presente no pelotão de frente, o Leão foi o primeiro pernambucano sorteado. A equipe caiu no grupo 9 e encara o Tombense-MG, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, no confronto de abertura. 

Caso avance, o Rubro-negro faz o jogo único da segunda fase em casa com o vencedor do duelo entre Botafogo-PB x Operário-MS. Já no terceiro momento da competição, a equipe leonina pode enfrentar o Paraná, Itabaiana-BA, Londrina ou Americano-RJ.

Santa Cruz e Náutico na mesma chave

Já Santa Cruz e Náutico saíram juntos na chave 4. O Tricolor estreia contra o Sinop-MT, no estádio Municipal Massami Uriu. Já o Alvirrubro tem a missão de duelar com o Imperatriz-MA, no estádio Frei Epifânio D'Abadia. Se tiverem êxito nas suas partidas, haverá um Clássico das Emoções, no Arruda. Essa possibilidade existiu neste ano, porém a Cobra Coral não avançou e frustrou a possibilidade de um duelo local na competição. 

Os possíveis rivais de Náutico e Santa Cruz na terceira fase da Copa do Brasil são Moto Club-MA, Vitória-BA e Galvez-AC e ABC-RN. A chave, portanto, ficou recheada de equipes nordestinas, sendo o time acreano a única exceção. 

Central duela com Ceará

Quarto pernambucano presente na Copa do Brasil, o Central tem a missão de enfrentar o Ceará, do técnico Lisca, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. A Patativa está presente na chave 1. Se triunfar no duelo, o time de Caruaru encara um rival do confronto entre Foz do Iguaçu-PR x Boa Esporte-MG, também longe de casa. 

Regulamento e Premiação

De acordo com as regras da Copa do Brasil, as duas primeiras fases da Copa do Brasil serão apenas de confronto único. Na estreia, o time melhor ranqueado tem a possibilidade de jogar pelo empate. Já na segunda, a igualdade no marcador leva para pênaltis. Em seguida, os duelos passam a ser disputados em confrontos de ida e volta. Em relação à premiação, os valores da próxima edição ainda não foram divulgados pela CBF.