Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Completando 75 anos do último título, América tem base de pratas da casa e metas pés no chão

À frente do time pelo segundo ano seguido, técnico Roberto de Jesus vem trabalhando base do clube desde o ano passado e mira passar da primeira fase

postado em 19/01/2019 20:00 / atualizado em 19/01/2019 21:10

Ricardo Fernandes/DP
Era 1944 quando o América, ainda considerado uma das potenciais de Pernambuco, levantava o sexto e último título estadual. Em 2019, portanto, completam-se 75 anos desde que uma equipe alheia ao Trio de Ferro (Náutico, Santa Cruz e Sport) conseguiu levantar a taça no campeonato local. Na temporada atual, porém, a meta do Periquito é bem mais modesta. Com um elenco formado essencialmente por pratas da casa, em torno de 70%, a meta da equipe recifense é de pelo menos avançar às quartas de final, tal qual conseguiu no ano passado.

À frente da equipe pelo segundo ano consecutivo está o técnico baiano Roberto de Jesus, ex-zagueiro do Santa Cruz. Foi ele quem levou o Mequinha a quebrar um jejum de 28 anos sem vitórias sobre o Tricolor, quando a equipe venceu o Santa Cruz por 2 a 0, no ano passado. O América seria eliminado do Estadual pelo Central, vice-campeão. Com discurso "pés no chão", o treinador quer o time trabalhando passo a passo os objetivos.

"Tivemos início na pré-temporada no dia 3 de dezembro. E, pelo fato de eu estar segundo ano seguido aqui, tive um tempo para analisar alguns jogadores da base. Fiquei na coordenação da base, acompanhei o campeonato pernambucano sub-20 e pude escolher os atletas remanescentes. E isso facilitou o trabalho porque fizemos apenas contratações pontuais", afirmou.

Do time base do América, cinco atletas são pratas da casa: o lateral direito Wellington Popila, o zagueiro Alemão, o volante Cadí e os atacantes Rinaldo e Betinho. "São atletas com potencial, assim como todos que estão no nosso grupo. O que estamos querendo neste ano é que sejamos competitivos, nos classifiquemos e tentamos chegar pelo menos às semifinais para ver o que acontece", ressaltou Jesus.

Sobre a estreia contra o Santa Cruz, o treinador do Mequinha vê o time pronto. "Quero um time competitivo, brigador e organizado em campo. Uma equipe que incomode no campeonato. Esperamos logo no início apresentar isso dentro da competição e seguir evoluindo", pontuou. A equipe titular deverá ir a campo com: Gerson; Wellington Popila, Alemão, Fernando e Marcos Paulo; Cadí, Elton, Clebson Índio; David, Rinaldo e Betinho.