Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Líder e único com 100% de aproveitamento: Central começa bem o PE no ano do centenário

Após vice-campeonato em 2018, a Patativa larga bem e inicia Campeonato Pernambucano na dianteira com três vitórias em três partidas disputadas

postado em 31/01/2019 19:33 / atualizado em 31/01/2019 20:34

Central Sport Club/Divulgação
Depois de alguns anos ruins marcados por diversos episódios de problemas financeiros, tudo indica que as coisas voltaram aos eixos no Central Sport Club. Após boa campanha no Campeonato Pernambucano de 2018, a Patativa do Agreste volta a mostrar força como um dos principais times do interior de Pernambuco, com capacidade de fazer frente até mesmo as equipes do Trio de Ferro da Capital. No ano de seu centenário, o clube caruaruense largou muito bem no Estadual com nove pontos conquistados nas três primeiras partidas, alcançando a liderança isolada do certame.

Este desempenho, reforça o planejamento para a conquista do objetivo maior do Alvinegro no ano de seu centenário, com pontua o presidente centralino, Clóvis Lucena. “Estamos trabalhando junto com a prefeitura (de Caruaru) para que possamos fazer um ano de festa a altura do Central e da nossa cidade. Estamos lutando juntamente com a nossa diretoria para deixar nossas folhas em dia e fazer com que 2019 seja o ano do Central. Nos preparamos e vamos fazer o possível para sermos campeões no centenário da nossa amada patativa”, contou.

Com uma folha salarial em torno de R$ 150 mil mensais, o Central fez investimentos para a manutenção da base de 2018, segurando jogadores como o lateral Dudu Gago, os volantes Eduardo Erê e Fernando Pires e o atacante Leandro Costa. Além disso, trouxe jogadores experientes para encorpar o elenco, com o intuito de entrar forte na briga pelo Campeonato Pernambucano, como o volante Renan Teixeira, ex-Sport e campeão mundial pelo São Paulo, em 2005; o atacante Giovani Rosa, que jogou ao lado de Neymar e Philippe Coutinho nas seleções brasileiras de base e o meia Murilo Rangel, ex-Joinville e Paraná.  

Porém, a grande contratação centralina para a temporada fica no banco de reservas: o treinador Estevam Soares, que em 26 anos de carreira, teve passagens por mais de 30 clubes, entre eles Botafogo, Palmeiras, Guarani, Ceará, ABC, América-RN e Náutico. Em 2018, o técnico comandou o Itumbiara-GO e o Vitória da Conquista-BA e aos 62 anos aceitou o desafio de tentar levar o Central ao seu primeiro título estadual no ano de seu centenário.

Preparação

Ao longo de 40 dias de pré-temporada, o Central se preparou fazendo treinamentos no CT Ninho do Gavião, do rival Porto, que disputa a Série A2 do Campeonato Pernambucano, com o intuito de preservar o gramado do estádio José Luiz de Lacerda (Lacerdão) para os jogos no decorrer da competição. Antes da estreia em 2019, a equipe centralina realizou três amistosos, contra Agap, Campinense e CSA. Os caruaruenses perderam duas partidas (contra o Campinense por 2 a 0 e contra o CSA por 2 a 1) e tiveram apenas uma vitória, contra a Agap por 7 a 1. 

Ainda durante a preparação, o Central perdeu alguns dos jogadores que havia contratado para a campanha no Estadual. O atacante Anderson Lessa foi vendido ao Bangu e o zagueiro Diego Bispo, ex-Náutico, pediu para ser dispensado pela diretoria da Patativa e acertou com a Juazeirense.

Campanha 

A estreia da Patativa foi com um jogo difícil. O Central recebeu o Náutico na reedição da final do campeonato estadual de 2018. No Lacerdão, o time caruaruense fez valer seu mando de campo e venceu o Timbu por 2 a 1, com gols de Leandro Costa e do zagueiro Bruno Oliveira, após cobrança de falta de Murilo Rangel. 

A segunda partida centralina foi contra o Central também no Estádio Luiz Lacerda. Em partida muito equilibrada, o Alvinegro do Agreste venceu o Salgueiro por 3 a 2. Marcaram para o time da casa, Leandro Costa, Daniel Nazaré e Giovani Rosa e os gols do Carcará foram marcados por Müller Fernandes e Eduardo Erê (contra). 

O terceiro jogo foi a partida contra a Acadêmica Vitória, na Arena de Pernambuco, local onde o Tricolor da Tabocas manda seus jogos. Após problemas com a logística, a Patativa perdeu muitas chances de gol e venceu a partida apenas por 1 a 0, com o tento assinalado pelo meia Murilo Rangel. 

“Começamos muito bem. A campanha até agora me deixa muito feliz. Este bom início foi muito importante para que cheguemos bem para as disputas finais do Campeonato, especialmente, contra os grandes da capital”, aponta Clóvis Lucena.

Destaque do time

Contratado para ser o camisa 10 e o condutor do time ao ataque no meio-campo, o meia Murilo Rangel tem se destacado com a camisa da Patativa em 2019. Com um gol e uma assistência, o jogador foi decisivo na última partida do Central no campeonato, marcando o único gol do jogo contra a Acadêmica Vitória, o que manteve os 100% de aproveitamento e a liderança isolada da competição para o Alvinegro. 

Artilheiro

Um dos remanescentes da campanha de 2018, Leandro Costa tem sido o homem-gol do Central neste início de temporada. Em três partidas disputadas em 2019, marcou dois gols, sendo o principal marcador centralino, além de estar na vice-liderança do ranking de artilheiros do campeonato. Desde que chegou ao Central, em 2017, o atacante já soma 15 gols em 25 jogos com a camisa do clube. 

O time-base

A escalação padrão que tem ido a campo durante o início do Campeonato Pernambucano é formada por Jeferson; Dudu Gago, Xandão, Bruno Oliveira e Daniel Nazaré; Eduardo Erê, Fernando Pires, Paulinho Mossoró e Murilo Rangel; Giovani Rosa e Leandro Costa, comandados por Estevam Soares. 

Próximos jogos

A próxima partida do Central é uma das mais importantes da temporada. Na próxima quarta-feira (6), às 21h30 (horário do Recife), a Patativa recebe o Ceará, em confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil. 

Pelo Estadual, o Alvinegro receberá o Afogados da Ingazeira, no Lacerdão, no próximo dia 10, às 16h (horário do Recife) e irá a Arcoverde, enfrentar o Flamengo, no dia 13, às 20h (horário do Recife).