Futebol Nacional

SÉRIE A2

Da eliminação à vaga garantida: Decisão Bonito reverte perda de pontos e se classifica na A2

Equipe se junta a Retrô, Porto e Vera Cruz como os já garantidos no hexagonal

postado em 06/09/2019 11:40 / atualizado em 06/09/2019 13:53

<i>(Foto: Ígor Ricardo/Decisão Bonito FC)</i>
Na última quinta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), acatou recurso do Decisão Bonito e retirou a punição dada ao clube agrestino há duas semanas. Antes, por exceder o limite de transferências de outros estados, a equipe perdeu 10 pontos na Série A2 e deixou a briga pela liderança para ser lanterna, com dois pontos negativos. Agora, com a reversão, o clube bonitense soma nove pontos e assume a quarta colocação do estadual, com classificação assegurada à Segunda Fase.

Quando foi punido, o Decisão somava oito pontos na quarta rodada do Octagonal da Primeira Fase. Esse cenário deixava o Falcão junto ao Porto na ponta da tabela. Depois da primeira deliberação do TJD, a equipe caiu para a última colocação, precisando somar pontos e torcer por combinações de resultados para chegar ficar no G6. Com um empate contra o 1º de Maio e uma derrota para o Porto, a equipe já estaria chegando para a última rodada, prevista para o próximo domingo, sem chances de classificação.

Com a recuperação dos pontos, o Decisão sobe à quarta colocação, com nove pontos, três a menos que Retrô, Porto e Vera Cruz. Seis pontos à frente do sétimo colocado, o Decisão Bonito já não corre mais riscos de desclassificação, uma vez que só resta mais uma rodada na Primeira Fase. Para esses jogos, porém o cenário muda.

No domingo, os classificados Retrô e Porto; e Decisão e Vera Cruz se enfrentam para definir as primeiras posições da tabela. Na parte de baixo, o 1º de Maio visita o Centro Limoeirense, enquanto o Íbis visita o Ipojuca. A matemática é simples, com todas as equipes dependendo de si. Quem vencer, está classificado ao hexagonal. Íbis e 1º de Maio também jogam pelo empate.
 
O Superesportes procurou a Federação Pernambucana de Futebol, que confirmou a devolução dos pontos ao Decisão, mas ainda não informou se há espaço para recursos que poderiam voltar a punir o clube agrestino.
 
EM TEMPO

Essa não é a primeira punição no futebol pernambucano na temporada. Na disputa da elite estadual, o Flamengo de Arcoverde teve problemas com a escalação irregular de atletas e perdeu 13 pontos. A equipe que ficaria em oitavo, escapando do rebaixamento apenas no saldo de gols, acabou na lanterna do campeonato, enquanto o Petrolina se manteve na A1. Na oportunidade, os recursos não foram acatados.