Futebol Nacional

COPA DO NORDESTE

Na volta à Copa do Nordeste, Sport fará clássicos contra Santa e Náutico na 1ª fase

Leão está no Grupo A, enquanto tricolores e alvirrubros estão na chave B

postado em 26/09/2019 21:23

<i>(Foto: Reprodução)</i>
Foram sorteados na noite desta quarta-feira, em Aracaju, os grupos da Copa do Nordeste 2020. De volta à competição após dois anos, o Sport está no Grupo A e terá logo de cara dois clássicos pela frente. Isso porque Santa Cruz e Náutico caíram no Grupo B e pelo regulamento da competição, os clubes de uma chave enfrentam os da outra na primeira fase, em jogos só de ida. A tabela deverá ser divulgada nos próximos dias pela CBF. Pernambuco é o único estado com três representantes.

No Grupo A, além do Leão, estão Bahia, Fortaleza, CRB, Botafogo-PB, ABC, Ríver-PI e Frei Paulistano-SE. Já na chave B, ao lado de tricolores e alvirrubros, figuram Vitória, Ceará, CSA, América-RN, Confiança e Imperatriz. O regulamento será o mesmo deste ano.

Ou seja, os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, onde os duelos passam a valer dentro das chaves (1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B). Os vencedores fazem a semifinal e em seguida a decisão, também em sistema eliminatório. A final será o único confronto com jogos de ida e volta. A Liga do Nordeste, no entanto, ainda estuda junto À CBF a possibilidade de ter mais duas datas.

Se consolidando no calendário do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste terá sua oitava edição ininterrupta, se tornando a mais longeva sequência do Nordestão na história. No total, esta será a 17ª edição do certame. Os valores das premiações da edição de 2020 ainda não foram definidas. Mas deverá superar os R$ 31,4 milhões distribuídos na edição deste ano.

O atual campeão é o Fortaleza, que este ano fez uma final inédita contra o Botafogo-PB. Náutico e Santa Cruz caíram nas semifinais. Pernambuco contra com quatro títulos da Copa do Nordeste, sendo três com o Sport (1994, 2000 e 2014) e um com o Santa Cruz (2016).

Os grupos

Grupo A: Sport, Bahia, Fortaleza, CRB, Botafogo-PB, ABC, River-PI e Frei Paulistano-SE
 
Grupo B: Vitória, Santa Cruz, Náutico, Ceará, CSA, América-RN, Confiança-SE e Imperatriz-MA