Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Pernambucano 2020 pode ter uso do VAR nos mata-matas, mas não em jogos no interior

Utilização do árbitro de vídeo será levada para votação dos clube na primeira reunião do conselho arbitral marcada para o próximo dia 7

postado em 28/10/2019 15:05 / atualizado em 28/10/2019 16:30

<i>(Foto: Tarciso Augusto / Esp. Dp foto
)</i>
Presente em todos os jogos do Campeonato Brasileiro a partir deste ano, o sistema de árbitro de vídeo (VAR) também poderá se fazer presente a partir das quartas de final do Campeonato Pernambucano de 2020. A proposta será levada para votação dos clubes na primeira reunião do conselho arbitral, marcada para o próximo dia 7.

No entanto, mesmo em caso de aprovação, nem tudo será tão simples na aplicação do VAR no Estadual. Isso porque, segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, o uso do recurso é inviável nos estádios do interior. Sendo assim, os clubes precisariam escolher entre manter os mandos de campo ou trazer o seu jogo do mata-mata para a Arena de Pernambuco, segundo o mandatário da FPF, o único estado com capacidade de aplicar o VAR. 

Aflitos, Ilha do Retiro e Arruda precisariam passar por adaptações, de acordo com o mandatário do futebol local. “Vamos colocar essa proposta para votação dos clubes. Como não há condições de ter o VAR em todos os jogos, a ideia é utilizá-lo apenas nos mata-matas ou só nas finais. O custo é de R$ 39 mil por jogo e será pago de duas formas. Ou descontado da renda ou dividido pelos clubes em disputa”, afirmou Evandro.

“Mas só iremos aplicar o VAR caso seja atendidos os requisitos técnicos. Hoje são 18 câmaras necessárias e não há condições de ser utilizado no interior. Com isso, os clubes terão que optar se vão querer manter seus mandos de campo ou levar o seu jogo para um estádio com condições de ter o VAR. Hoje, em Pernambuco, sem adaptações, só a Arena de Pernambuco preenche esses requisitos. Trata-se de um estádio público e que pode receber qualquer clube” opinou Evandro.

“Nos Aflitos também teremos uma imensa dificuldade de implantar o VAR, assim como terá que ser feito uma adaptação na Ilha e no Arruda. O que vai ser colocado em votação é a possibilidade ou não de contamos com o VAR, já que isso tem que constar no regulamento. Mas o uso ou não é facultativo aos clubes”, completou o presidente da FPF.

Na primeira reunião do conselho arbitral também será colocado em votação a própria fórmula de disputa do Estadual. A tendência é pela manutenção do regulamento utilizado nos dois últimos anos, com uma primeira fase onde os dez clubes se enfrentam em jogos só de ida. Os oito melhores avançam às quartas de final, seguida pela semifinal, ambas disputadas em partida única. Só a final seguiria sendo disputada em jogos de ida e volta.